Atualizado em: 18 novembro 2010

CEDAE – Unicamp

O CEDAE é o Centro de Documentação Cultural, presente no Instituto de Estudos da Linguagem presente na Unicamp.

publicidade:

No CEDAE encontram-se documentos preciosos de Alexandre Eulálio que era outro acervo cultural sendo mais de 8 mil documentos de seu arquivo pessoal, acrescentando uma das mais importantes atividades crítica e cultural.

Estes documentos junto com os de Oswald de Andrade levam o Cedae a uma posição singular no contexto cultural do país.

O Cedae até hoje reuniu fundos documentais de muita importância para estudos da cultura, literatura e lingüística brasileira.

Possui arquivos, além dos já citados, manuscritos inéditos do regionalista Bernardo Élis, poemas, romances, cartas de Hilda Hilst, a correspondência, os escritos, desenhos e aquarelas de Monteiro Lobato, escritor brasileiro, estudos de Paulo Duarte, entre tantos outros.

O Cedae, ao mesmo tempo se definiu como um centro importante dedicado às diversas manifestações das línguas faladas no Brasil.

Tendo, hoje, sob sua custódia alguns dos mais importantes levantamentos fonográficos constituídos para fins de pesquisa no Brasil, merecendo destaque:

  • Os levantamentos efetuados no contexto do Projeto de Estudo da Norma Culta do Português Brasileiro, que contabilizam 340 horas de gravações fonográficas;
  • As gravações produzidas pelo Projeto de Aquisição da Linguagem Oral por Crianças Brasileiras
  • As entrevistas realizadas com a comunidade negra do Cafundó, que conserva elementos da língua banto;
  • Toda uma série de materiais que documentam línguas indígenas brasileiras extintas ou em vias de extinção. Além disso, estão depositadas no Cedae coleções de interesse preponderante para o conhecimento da cultura brasileira e da história recente de nosso país.

Para informações gerais acessem o site http://www.iel.unicamp.br/cedae

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook