Atualizado em: 30 novembro 2010

Capital de Giro – Definição

Ouvimos tanto falar de capital de giro em empresas, mas o que quer dizer exatamente o tão comentado e importante capital?

publicidade:

Quando uma empresa inicia as suas atividades ela recebe dois tipos de investimentos, um considerado como investimento fixo que servirá para a aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas, enfim, para investir em itens do ativo imobilizado.

Outra parte dos investimentos vai compor uma reserva de recursos financeiros para serem utilizados conforme as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo.

É o chamado capital de giro.

Exemplo

Como exemplo, um mercado consumidor absorve um produto mensalmente o valor de 1,2 milhão de reais, a empresa adquire estas mercadorias por 1 milhão e as revende por 1,2 milhão, atendendo plenamente esse mercado.

Depois, separa os 200 mil de lucro e readquire novas mercadorias pelos mesmos 1 milhão de reais, fazendo isso sucessivamente durante a sua vida.

O seu Capital de Giro é de 1 milhão de reais.

As dificuldades relativas ao capital de giro numa empresa são devidas, principalmente, à ocorrência dos seguintes fatores:

  • Redução de vendas
  • Crescimento da inadimplência
  • Aumento das despesas financeiras
  • Aumento de custos

A necessidade de Capital de Giro indica o montante de recursos que a empresa precisa para financiar suas operações, ou seja, o valor dos recursos que a empresa precisa para que seus compromissos sejam pagos nos prazos de vencimento.

Acho que deu para vocês terem uma idéia do que é e de como é importante este montante em uma empresa.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook