Atualizado em: 25 outubro 2012

Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato: História e personagens

Caçadas de Pedrinho é um livro infantil escrito por Monteiro Lobato, onde 2 jovens decidem então organizar uma expedição de caça.
Você Sabia?
Que Monteiro Lobato era Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.

Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato é distribuído nas escolas públicas

José Bento Monteiro Lobato nasceu na cidade do Taubaté, interior do estado de São Paulo em 18 de abril de 1882. Se formou em Direito na Faculdade do Largo São Francisco em São Paulo.

Quando morou na república estudantil liderou um grupo de colegas que formaram um Cenáculo, mandando artigos para um pequeno jornal em Pindamonhangaba este que tinha como título o mesmo nome da moradia dos estudantes, Minarete.

publicidade:

Carreira

Depois de formado, Lobato voltou a sua cidade natal continuando enviar artigos para o jornal de Caçapava, após ser nomeado promotor público, mudou-se para Areias, casou-se com Purezinha e começou a traduzir artigos do Weekly Times para O Estado de S. Paulo.

Começou então a fazer ilustrações e também caricaturas para revistas cariocas e foi com a morte súbita de seu avô, que lhe deixou uma fazenda, Monteiro Lobato se refugiou e começou a escrever como escritor-jornalista.

Historia

Colaborou com diversas publicações, e a partir de 1920 escreveu sua primeira história infantil, a menina de narizinho arrebitado em 1920 conseguindo grande sucesso e fama internacional. A partir daí vieram diversos episódios e um dos melhores é o livro Caçado de Pedrinho de Monteiro Lobato, um dos mais bem elaborados de sua literatura.

No livro As Caçadas de Pedrinho, as crianças do Sítio do Pica Pau amarelo decidem procurar uma onça para caçar, e depois de muita dificuldade conseguem. Depois deste evento os bichos do sítio se revoltam e querem matar as crianças, pois elas mataram a maior onça que existia por ali entre os animais. Os animais por sua vez não conseguem capturar as crianças, pois as mesmas colocaram pernas de pau de quatro metros de altura, sendo impossível tentar mata-las.

Personagens

Além disso um rinoceronte foge de um circo e vai até o sítio do pica pau amarelo buscando tranquilidade. Inicialmente os moradores ficam com medo mas depois até brincam com o animal, diversas pessoas vão resgatar o rinoceronte porém não conseguem e por este motivo as crianças se tornam donas do rinoceronte. Na história, os personagens clássicos, Pedrinho, Narizinho, a boneca Emília e todos os outros integrantes famosos do sítio.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook