Atualizado em: 4 setembro 2012

Bustos Famosos e suas origens

Os bustos que estão espalhados pelo Brasil é uma forma de homenagear aquelas pessoas que ficaram marcada na historia de seus países.
Você Sabia?
Que o Busto é uma representação esculpida ou pintada de uma pessoa, se limitando à cabeça, pescoço, uma parte do torso e ombros, geralmente sobre um apoio. Tem por finalidade recriar o mais fielmente possível a fisionomia do indivíduo.

Um busto em sua forma mais tradicional

As obras de artes criadas em estruturas sólidas, são caracterizadas nas formas de corpo inteiro, ou de bustos, que retratam homenagens a diversos ícones do cenário mundial, nacional, estadual e até municipal. Essas esculturas tiveram suas origens vinculadas as primeiras povoações da Terra, e foram apresentadas pela primeira vez, na Grécia Antiga, em um período de 650 a.C, onde representavam os valores daquela sociedade.

Apesar da notoriedade de muitas estátuas, com as ações do tempo, e a não conservação dos objetos, que apresentam certas desfigurações, as pessoas tem dificuldades em reconhecer quem são as personalidades homenageadas. Histórias que caem no esquecimento, e que hoje, traduzem pouca atratividade para o conhecimento.

publicidade:

Personalidades Históricas com Bustos

Em São Paulo, há uma grande quantidade de bustos apresentadas ao público, mas se perguntar quem são os homenageados, muitos não saberão. Por isso recebem o nome de famosos anônimos. Para ajudar quem avistar algumas dessas estatuetas, vamos apresentar as ilustres figuras:

Busto na Avenida Paulista com Consolação

Sebastián Francisco Miranda Rodríguez: Militar Venezuelano, que viveu entre 1750 e 1816, onde foi importante no processo de independência da América Espanhola. O busto foi colocado na região em 1978, um presente do então Presidente da Venezuela, Carlos Andréz Pérez.

Busto perto do Parque do Ibirapuera, Zona Sul

Gibran Khalil Gibran: Escritor Libanês, que ganhou o busto em 2010, mesmo sem nem ter vivido no Brasil. A escultura de bronze, foi doada pela Instituição Brasil-Líbano.

Busto na Avenida Brigadeiro Faria Lima

José Vicente Faria Lima: Engenheiro Civil e Aeronáutico, foi Prefeito de São Paulo, em 1960.

Busto de John Kennedy

O Presidente Norte-Americano, assassinado em 1963, tem bustos espalhados em diversos locais do Brasil, e também fora do território nacional. Um local que chama a atenção é na Praça que leva o mesmo nome do Presidente, em Barbalha-CE; onde os atos de vandalismo desfiguraram o busto de Kennedy, deixando-o irreconhecível.

Fotos de Bustos Famosos

bvusto7BUSTObusto9busto8busto7busto6busto5busto4busto3busto1mach1

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook