Atualizado em: 8 agosto 2011

Brincadeiras do Folclore Brasileiro

O folclore brasileiro e as brincadeiras que fazem parte dele. Confira as principais brincadeiras e como elas são feitas, com o objetivo de divertir toda criançada.
Brincadeiras do Folclore

Nosso país é marcado por diversas influências, mas é caracterizado por possuir tradições próprias e histórias que fazem parte da imaginação de todos os brasileiros. Uma das características do nosso país é o folclore, uma reunião de histórias que mexem com a cabeça de todos que as conhece.

Sobre o Folclore

O folclore pode ser definido como um conjunto de lendas que surgiram a partir de relatos da população de diversos estados brasileiros. O folclore além das lendas, também é caracterizado pelas inúmeras brincadeiras que são responsáveis por divertir não só as crianças, mas muitos adultos também.

►Guia completo do Folclore Brasileiro

Principais Brincadeiras

Soltar pipa

Essa brincadeira é uma das brincadeiras mais antigas já conhecidas. É uma brincadeira bastante atual ainda e que se caracteriza pelo ato de confeccionar uma pipa com linha, madeira e papel e colocá-la para voar, tendo somente o vento como recurso. É uma das brincadeiras prediletas dos meninos, pois com a pipa eles podem fazer malabarismos e direciona-las no céu.

Esconde-Esconde

O esconde-esconde também é uma das brincadeiras mais conhecidas e antigas do mundo. Muitas pessoas podem brincar e se divertir ao mesmo tempo. A brincadeira consiste em escolher uma criança para que conte até um determinado número enquanto as outras crianças se escondem do contador. Após chegar ao número determinado, a criança que estava contando terá que achar as outras crianças, até encontrar todas. É uma brincadeira muito divertida e extremamente saudável.

Pega-pega

Pega-pega é juntamente com o esconde-esconde uma das brincadeiras mais antigas e divertidas que se mantém até os dias de hoje. É uma brincadeira aonde muitas crianças podem brincar juntas. A brincadeira começa quando se escolhe uma das crianças para ser o pegador. Feito a escolha, essa criança terá como objetivo pegar as outras crianças. Uma vez que uma criança é tocada, o pegador passa a ser ela. É uma brincadeira que exige muita força e agilidade das crianças.

Estilingue

O estilingue é um objeto feito com madeira e borracha. Muitos meninos brincam com o estilingue com uma pedra, tendo como objetivo acertar alguns alvos como pilha de latas, garrafas de plástico, entre outros. É importante ressaltar que o estilingue não deve ser usado contra as pessoas e nem contra animais.

Bola de gude

É uma brincadeira mais jogada por meninos, mas algumas meninas também gostam. É uma brincadeira que é feita com diversas bolinhas de vidro coloridas. Cada criança possui uma quantidade específica de bolinhas e possuem como objetivo atingir as bolinhas dos seus colegas, acumulando pontos ou ganhando as próprias bolinhas dos adversários.

Boneca de pano

Brincar com boneca de pano é algo que as meninas adoram. Muitas meninas esperam ganhar aquela boneca de pano feito pela sua mãe ou pela sua avó, para que possam brincar de casinha ou de outras coisas. É também uma brincadeira muito antiga que encanta as meninas até os dias de hoje.

Pião

O pião é um brinquedo feito de madeira que é usado para rodas através de um barbante. É uma das brincadeiras mais antigas já vistas e que ainda faz grande sucesso por diversas regiões do país. O pião quando é soltado através do barbante ao seu redor, gira com bastante velocidade e muitos meninos conseguem maravilhosos malabarismos com ele.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook