Atualizado em: 17 maio 2013

Arte Renascentista

A arte renascentista tem como características a valorização do homem, a inspiração dos modelos greco-romanos
Você Sabia?
Que a Arte Conceitual surgiu por volta de 1960 quando percebeu-se que era preciso mudar o jeito de ver a arte.
botticelli_birth_venus

O Renascimento foi uma época ou movimento de renovação das artes

Este foi um momento histórico muito importante que aconteceu entre o final do século XII e até o século XVII, o Renascimento foi considerado um dos, senão o maior dos movimentos históricos onde aconteceram grandes mudanças culturais, científicas e também ideológicas.

É possível se dizer que a principal característica existente deste movimento foi certamente o humanismo. Nesta época o homem passou a se ver como não apenas um visualizador do mundo que foi criado por Deus a sua imagem e semelhança, mas também como a principal expressão de Deus.

publicidade:

Sobre a Arte Renascentista

Não podemos citar que o renascimento teria sido uma grande ruptura de ideais da idade média, já que as mudanças começaram durante a baixa idade média, com toda a ascenção da burguesia, então a arte teve como grande temática o próprio ser e a sua capacidade de evoluir e levar em conta a avaliação realizada pelo mundo ao seu redor.

Como prova destes conceitos artísticos de beleza, houve então o auto retrato, bem como representações artísticas que eram muito utilizadas por artistas do renascimento. E na pintura é possível se perceber como principal traço artístico a utilização de sombreados, um recurso que normalmente reforça toda a idéia de volume e movimento dos corpos pintados. Ainda sobre as artes é possível se citar a utilização de pinturas da tela e da tinta a óleo, além disto no ramo de arquitetura é possível se perceber de forma clara toda a influência existente de seus traços clássicos.

Informação

Quanto aos tempos, podemos citar que os templos eram considerados como construções bastante harmônicas, sempre sobre uma cruz grega e coroadas através de uma cúpula. Para as esculturas como pontos mais marcantes é possível citar a mostragem de nús e realismo em formas humanas. Como expoentes mais importantes neste sentido temos personalidades como Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520).

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook