Atualizado em: 11 maio 2010

Aristóteles Biografia

De tantas mentes brilhantes que surgiram nesse mundo, sem dúvidas, Aristóteles foi um dos mais notáveis.  Este filósofo grego que viveu entre 384 – 322 a.C, nasceu em Estágira, colônia de origem jônica encravada no reino da Macedônia.

publicidade:

Ele já era filho de gênio. Seu pai era Nicômaco, médico do rei Amintas, um grande estudioso. Com 17 anos, o jovem Aristóteles foi estudar na Academia de Platão em Atenas, onde começou com discípulo depois como professor.
Ele gostava das ciências experimentais e da natureza.

Morou na região da Ásia Menor, onde se casou com Pítias, irmã de Hérmias.  Depois do falecimento de Pítias, se casará com Hérpilis, da qual nascerá Nicômaco, a quem dedicará posteriormente o livro Ética a Nicômaco.

Aristóteles, em 34 ou 343, se torna educador de Alexandre (356-323 a.C), filho do rei Felipe II. Mas ficou nesta função somente dois anos, depois dos quais aconteceu o totalmente inesperado, – o assassinato do rei Felipe II.

Retornou Aristóteles para Atenas, pelo ano 335 a. C., com Teofrasto, outro homem notável pelo saber. Foi então que  Aristóteles fundou o Liceu (cerca de 334 a.C.) no ginásio do templo de Apolo Liceu (Liceu é referência ao local do templo). Onde criou escola própria no ginásio Apolo Liceu.

Em pouco mais de dez anos de atividade, fez Aristóteles de sua escola um centro de adiantados estudos, em que os mestres se distribuíam por especialidades, inclusive em ciências positivas.

Com sua genialidade, Aristóteles deixou grandes obras e referências para a Filosofia grega que influencia até hoje o mundo contemporâneo. São elas:

Obras de Lógica ou Organon: incluem Categorias, Sobre a Interpretação, os Analíticos ( Primeiros e Segundos) e os Tópicos. Obras sobre física e a concepção do universo: compreendem Física, Sobre o Céu, Sobre a Geração e a Corrupção e Meteorológicos. Obras psicológicas e biológicas: abrangem Sobre a Alma, além de pequenos textos reunidos sobre o título de Parva Naturalia e História dos Animais ( com partes de autoria duvidosa).

Tratados de metafísica: Andronico denominou Metafísica (literalmente “depois da física) a estas partes dos apontamentos de Aristóteles.Obras ético-políticas: compreendem a Ética a Eudemo (organizados por Eudemo, discípulo de Aristóteles), a Ética a Nicómaco (organizada por Nicómaco, filho de Aristóteles), a Grande Moral ( de autoria duvidosa), a Política e a Constituição de Atenas.Obras sobre a linguagem e a estética: incluem a Retórica e Poética.

Toda a sua filosofia assenta numa observação minuciosa da natureza, da sociedade e dos indivíduos, organizando de uma forma verdadeiramente enciclopédica.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook