Atualizado em: 18 maio 2010

Amortizar ou amortecer? Qual o correto.

A Língua Portuguesa é uma das línguas mais ricas e complexas.

publicidade:

Temos um vocabulário muito rico embora pouco usado pela maioria da população brasileira.

Por ser um vocabulário muito diversificado e pelo ensino no nosso país ser muito deficiente, não usamos uma boa parte das palavras que possuímos.

Algumas inclusive empregamos de forma incorreta.

Por isso vou esclarecer aqui o correto em escrever amortizar ou amortecer.

Amortizar e amortecer são derivados de morte (=levar à morte). Significam diminuir, amenizar. Há, entretanto, uma sutil diferença. Amortizar só é utilizado para se referir a dívidas ou bens materiais. Se você pagou à Caixa Econômica mais uma prestação referente ao financiamento feito para adquirir a casa própria, você amortizou sua dívida, ou seja, diminuiu a dívida. Quando você cai, sua queda pode ser amortecida pela grama ou pela água, ou seja, amenizada ou suavizada pela grama ou pela água.

Mais do que diminuir é minimizar, que é um neologismo já devidamente registrado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado pela Academia Brasileira de Letras, e nos novos dicionários Aurélio, Houaiss, Caldas Aulete, Michaelis.

Certa vez, um aluno definiu minimizar como “diminuir ao máximo”. Ele tinha alguma razão. Apenas misturou duas possibilidades: “reduzir ao mínimo” com “diminuir o máximo possível”. Outro aspecto a ser observado é o uso do verbo minimizar com um sentido “suspeito”. Há quem diga: “É preciso minimizar o fato”. Nesse caso, minimizar é usado com o sentido de “atenuar, suavizar”. Ou pior: “fazer o fato parecer menor”.

Para quem não sabe, neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não.

Espero que vocês tenham entendido a diferença. E nunca esqueçam que para escrevermos bem, temos que possuir o hábito de ler.

O saber nunca é demais!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook