Atualizado em: 9 janeiro 2013

Aldeias indiginas que ainda existem no Brasil

Você Sabia?
Que colonos ilegalmente avançam sobre essa terras indígenas e continuam a destruir o ambiente necessário para os povos indígenas manterem seus modos tradicionais de vida. Povos indígenas como os Akuntsu e Kanoê foram levados à beira da extinção.
zecapataxo02

Os indígenas surgiram, no Brasil, ainda durante o século XX, nos anos 1980.

A Constituição Brasileira de 1988 reconhece o direito dos povos indígenas de manter seus modos de vida tradicionais e de deter direito à posse permanente e exclusiva de seus “territórios tradicionais”. Essas são as chamadas terras indígenas.

Desde os anos de 1980, com o crescimento da exploração da Floresta Amazônica em atividades como a mineração, extração de madeira e criação de gado as terras indígenas tem sofrido muitas invasões. São nessas terras que se localizam a maior parte das aldeias indígenas existentes no país.

publicidade:

Aldeias Indígenas no Brasil

Atualmente existem 672 Territórios Indígenas no Brasil, eles cobrem cerca de 13% da área terrestre do país. Eles possuem uma área de 1.105.258 quilômetros quadrados. A grande parte dos territórios indígenas demarcados atualmente estão na Amazônia.

Por razões históricas em relação a colonização portuguesa que se iniciou na costa do pais os remanescentes dos povos originários do Brasil concentram-se no interior do país. Somente três estados do Brasil não possuem Territórios Indígenas demarcados. Eles são os estados do Rio Grande do Norte e Piauí, e o Distrito Federal.

Informação

A população indígena foi largamente morta pelos espanhóis e portugueses durante a colonização. A população indígena cai de estimados 8 a 9 milhões de pessoas para um total de 300.000 em 1997. Eles se agrupam no Brasil em 200 tribos. No entanto, o número pode ser muito maior se as populações urbanas indígenas são contadas. Uma pesquisa mostra que há 188 línguas indígenas vivas com um total de 155.000 falantes.

Em 18 de janeiro de 2007, a Funai informou que havia confirmado a presença de 67 tribos diferentes ainda isoladas no Brasil. Com isto o Brasil se torna o país com o maior número de povos isolados no mundo. No último censo do IBGE, de 2010, 817.000 brasileiros se classificaram como indígenas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook