Atualizado em: 21 agosto 2012

Significado de Alaúde: Instrumento Musical

A origem do alaúde não são concretas, existem varios tipos de que foram usados nas antigas civilizações Egípcia, Hitita, Grega, Romana, Búlgara, Gandaresa, o alaúde atingiu a sua forma familiar, no início do século VII principalmente no mundo Árabe.
Você Sabia?
Que o alaúde foi tocado na Europa por mais de 500 anos e, por algum tempo, foi o instrumento mais importante na cultura européia.

Alaúde um instrumento muito conhecido na Europa no século XVI

O Alaúde para quem não conhece é um instrumento musical da família dos cordofones, sendo de corda palhetada ou dedilhada e com um braço trastejano possui uma característica forma de caixa em pêra ou gota. A  origem da palavra alaúde remontam possivelmente a palavra árabe al’ud, “a madeira”; alguns investigadores sugerem também que seja uma simplificação da palavra persa rud que significa corda, instrumentos de cordas ou alaúde, o Sitar é um tipo de alaúde com braço longo e originário da índia.

A caixa de ressonância dos alaúdes se tornam bastante peculiares pela sua forma arredondada que é bastante semelhante a uma gota seccionada na vertical e o tampo é plano normalmente acontecendo em pinho europeu, os chamados casquinha italiana ou pinho flandres. A parte traseira desta caixa é arredondada ou construída com ripas de madeira de uma forma bastante semelhante aos das pipas.

publicidade:

Curiosidades do Alaúde

E normalmente os alaúdes apresentam de uma a três rosáceas ao mesmo tempo além da caixa que permite que se tenha o contato das vibrações da caixa com o ar que normalmente são bastante trabalhadas e com padrões geométricos podendo ter vários andares principalmente nos alaúdes que foram criados na era barroca.

O braço é normalmente considerado curto, trastejado e existem na família dos alaúdes diversas extensões de braços, procurando notas graves, como nas teorbas, nos chitarrone e alúdes-harpa, que começam a surgir no final do Renascimento. E os trastes raramente são de metal e normalmente de corda ou de tripa torcida amarrados á volta do braço.

Os cravelhames dos alaúdes possuem um ângulo próximo ao reto característico, as cravelhas são feitas de madeira bastante semelhante as das famílias dos violinos, e os cravelhames podem se tornar muito mais complexos quando temos as extensões de cordas.

Estas cordas são normalmente duplas em quase todos os tipos de alaúdes, podendo também se adquirir composições mistas de corda, simples ou duplas, onde as duplas devem corresponder a cordas melódicas e as simples aos graves, como na maioria dos casos dos instrumentos de corda de música antiga as cortas eram de tripa torcida e seca.

Significado de Alaúde

É um Instrumento musical em forma de meia pêra, com cravelhas situadas no braço em ângulo reto, usado na Europa nos séc. XVI e XVII.

O Alaúde na atualidade

O revivalismo do alaúde surgiu por volta de 1900, com um crescente interesse na música histórica, possivelmente ligado ao Romantismo, com o movimento de música este revivalismo cresceu exponencialmente, onde o músico alemão Michael Rhein  toca várias vezes o alaúde em suas músicas.

Vídeo de mulher tocando Alaúde

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook