Atualizado em: 27 setembro 2011

27 de Setembro: Dia de São Cosme e São Damião

Nesta terça-feira, dia 27 de setembro, é Dia de São Cosme e São Damião, santos que são conhecidos pelos milagres e pela proteção às crianças.
São Cosme e São Damião

No dia 27 de Setembro, Dia de São Cosme e São Damião, as imagens estão envoltas com flores, na maioria das vezes, flores de laranjeiras. (Foto: Divulgação)

Dentre as datas comemorativas mais esperadas por grande parte dos católicos está o Dia de São Cosme e São Damião, dois santos católicos que possuem grande receptividade dentro da cultura afro-brasileira, principalmente no recôncavo baiano.

Com nomes de batismo de Acta e Passio, São Cosme e São Damião nasceram na Arábia do Século III. Irmãos gêmeos de família nobre e cristã, cursavam medicina na Síria e exerciam a profissão de médico de maneira gratuita. Com a atuação dos irmãos gêmeos em um tempo muito antigo, pouco tempo se passou e eles foram acusados de praticar feitiçaria, tudo isso por que eles realizavam tremendos milagres entre a população que os procurava.

publicidade:

São Cosme e São Damião

Segundo uma das histórias que contam sobre São Cosme e São Damião, os dois foram jogados em um despenhadeiro. Em outras versões da história, os irmãos foram perseguidos por muito tempo. Segundo pesquisas históricas, os irmãos foram degolados. Dentre os milagres feitos por eles, estão a cura de doenças crônicas e, após a morte, a materialização para ajudar crianças que são vítimas de violência.

[share]São Cosme e São Damião são dinvindades gêmeas do Candomblé, por isso que apesar do catolicismo, os santos são figuras tradicionais em outras religiões. Embora as imagens dos dois santos sejam feitas de dois adultos, acredita-se que os dois santos correspondem a entidades infantis em cultos afro-brasileiro, por isso a ligação com doces e brincadeiras, para os então conhecidos também como os santos meninos.

São Cosme e Damião são padroeiros dos farmacêuticos, médicos, babeiros e cabeleireiros. Além de proteger as crianças, creches, orfanatos, doceiras e protegem também seus devotos de doenças como a hérnia e a peste. São santos muito requisitados em momentos de simpatias e orações.

Data Festiva aos Santos Meninos

Mesa com comidas típicas servidas no dia de São Cosme e São Damião

Mesa de festa no dia 27 de setembro com comidas típicas servidas para os devotos em homenagem a São Cosme e São Damião. (Foto: Divulgação)

São muitos os devotos de São Cosme e Damião, desde crianças até vendedores ambulantes que trabalham com a venda de souvenirs dos santos. Todos esses devotos se reunem em suas regiões para celebrar o dia dos gêmeos santos. No dia 27 de setembro, devotos organizam uma romaria, além de outras celebrações como procissão, missas, entre outros. É uma data comumente comemorada na Bahia, onde os devotos servem o famoso “Caruru de Cosminho” durante todo o mês de setembro, principalmente no dia 27 de setembro.

Existe uma grande preparação para o início dos festejos do Dia de São Cosme e Damião, assim como são chamados em Salvador. No dia deles, a imagem dos santos são expostas em uma simples gravura emoldurada que fica em uma caixa enfeitada em papel de seda colorida, com fitas e cheia de flores. Tão populares como São João, como Santo Antônio, os dois santos têm a sua festa comemorada sobretudo com um grande almoço. Algo que é muito característico do Dia de São Cosme e Damião, é a distribuição de saquinhos de doces diversos e de brinquedos para as crianças na rua e nas comunidades mais pobres.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook