Atualizado em: 28 outubro 2013

Tipos de Queijos Brasileiros

Saiba aqui que o queijo é um alimento antigo cuja origem é anterior à Pré-História, portanto veja abaixo tipos de queijos Brasileiros.
Você Sabia?
Que o cream cheese, está entre os tipos de queijo com maior teor de gordura que existem
tipos-de-queijo-PRINCIPAL

A maioria dos brasileiros não tem ideia de que produzimos queijos bons

O Brasil é um grande produtor e consumidor de queijo e há até queijos que são criação tipicamente nossa, como, por exemplo, o requeijão.

Mas o que diferencia um queijo de outro é o tempo de maturação, que é o tempo em que os queijos ficam “envelhecendo” ou “curando” até atingir o ponto ideal. Assim por exemplo, a mussarela passa uma média de 11 dias no processo de maturação, Já o queijo parmesão pode ficar até três anos maturando até atingir o ponto ideal.

publicidade:

Tipos de Queijos Brasileiros

Meia Cura: É um queijo típico de Minas Gerais, também conhecido como curado, e vem a ser  uma variação do queijo minas frescal. O queijo meia-cura passa por uma maturação de cerca de 30 dias, adquirindo uma consistência seca e firme.

Queijo Meia Cura

Minas Frescal: É um queijo branco original de Minas Gerais, sendo um queijo fresco, que não passa por período de maturação ou envelhecimento, o que lhe dá um sabor suave, sendo muito apreciado como acompanhamento de sobremesas. Mas, embora o queijo minas frescal tenha poucas calorias, esta enganado quem pensa que todo queijo branco seja light. Por exemplo, o cream cheese, está entre os tipos de queijo com maior teor de gordura que existem.

Queijo Minas frescal

Queijo Prato: Outro queijo típico de Minas Gerais, sendo o vice-líder do mercado brasileiro, pois representa 20% das vendas no país.  Deve sua criação aos imigrantes dinamarqueses, que tentaram produzir no Brasil, os queijos Danbo e Tybo, típicos de seu país natal. Bem, eles não conseguiram, mas acabaram criando um novo tipo de queijo, o queijo prato. Sendo que na hora do registro, o Ministério da Agricultura levando em conta a aparência do queijo, esférico e chato, acabou lhe dando o nome de queijo prato.

Queijo Prato

Requeijão: Tipo de queijo típico da cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, que é vendido geralmente em copos.  O requeijão é feito com leite desnatado, ao qual é acrescentado creme de leite fresco.

Requeijão

Requeijão de Corte: Queijo originário do Norte e no Nordeste do Brasil, também sendo chamado de requeijão crioulo ou baiano. Tem uma consistência firme, sendo servido em blocos ou fatias. É um queijo que não recebe creme de leite, sendo feito com leite integral.

Requeijão de corte

Queijo de Coalho: Queijo típico do nordeste do Brasil, e que ficou famoso ao ser vendido na beira das praias, em espetinhos assados na brasa. O queijo de Coalho  é feito pela adição de coalho ou outras enzimas coagulantes ao leite, sem fermento na fórmula. Sendo essa a razão por que ele demora a derreter, sendo perfeito  para o churrasquinho na praia.

queijo de coalho

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook