Atualizado em: 23 outubro 2012

Quais são os tipos de Vinagre vendidos no Brasil

Conheça alguns tipos de vinagre, ricos em beneficios da saúde e também na Culinaria, indo desde o Vinagre de Sidra até os aromatizados para você!
Você Sabia?
Uma das figuras mais importantes para a saúde no mundo, Hipocrates criou um medicamento conhecido como "posca" que era feito a base da mistura de vinagre com ovo.

Diversos são os Tipos de Vinagre pra você usar em sua alimentação. (Divulgação)

Fazer uma salada bem gostosa e deixar que o tempero fale por si só. Usando sal, azeite e vinagre, o brasileiro faz com que a alface, tomate e cebola ganhem um toque de vida especial. Aqui no Brasil existem alguns tipos de vinagre que são comercializados e que podem mudar de sabor devido a finalidade.

Variações de Vinagres

Vinagre de sidra ou maça, e realizada através de uma fermentação especial realizada com a maça e é um dos menos ácidos no mercado. É ideal para ser usado como molhos em saladas, também em conservas e prato agridoces (molhos que ficam perfeito para o acompanhamento de carnes).  Outro tipo de vinagre é o malte, que é um vinagre mais escuro e fermentado a partir do malte que vemos na cevada. Geralmente vemos seu uso mais na Inglaterra, para acompanhar peixes num geral e batatas fritas. Pode ser usado para fazer os tradicionais molhos para salada.

publicidade:

Com o Vinagre de arroz conseguimos tal vinagre a partir da fermentação do arroz. Ele vem de uma formula mais suave e tem um toque ligeiramente adocicado. Podemos encontrá-lo facilmente em lojas de produtos orientais. Geralmente usamos o mesmo para fazer pratos agridoces e é misturado no arroz para fazer o famoso sushi.

Outros Vinagres

Vinagre de vinho: é o mais conhecido. Obtemos através da fermentação do vinho. A qualidade varia de acordo com a marca, podendo encontrar alguns que são bem ácidos. Caem bem para serem usados em qualquer alimento.
Vinagre de Álcool: é indicado para ser usado somente nas conservas por conter um alto índice de álcool. É o mais forte de todos.
Vinagre de champanhe: tem um sabor agradável e uma cor pálida. É um dos mais elegantes e caros da nossa lista.
Vinagre de champanhe: tem um sabor agradável e uma cor pálida. É um dos mais elegantes e caros da nossa lista.
Vinagre de xerez: tradicionalmente feito na Espanha, tem um sabor completamente exclusivo e delicado. É perfeito para o uso em carnes brancas e pescados.
Vinagres aromatizados: são aqueles que são aromatizados com frutas, alho, ervas e especiarias. Usados em sua maioria para molhos de salada.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook