Atualizado em: 8 novembro 2013

Tipos de Recheio incomuns para Coxinha

A coxinha é um salgadinho brasileiro e também comum em Portugal, à base de massa feita com farinha de trigo e caldo de galinha.
Você Sabia?
Que a a coxinha surgiu graças aos caprichos de um garoto na Fazenda Morro Azul, em Limeira, interior de São Paulo.
receita-coxinha-de-mandioquinha1934

A coxinha é um salgadinho brasileiro, de origem paulista

A coxinha é um salgadinho tipicamente brasileiro que tem origem paulista, é também comum em Portugal, e conta com uma base de massa frita feita em farinha de trigo e caldo de galinha, ela que é recheada de formas elaboradas como carnes temperadas e ainda frango.

Composição das Coxinhas

A coxinha é feita basicamente com massa de batata e recheada de carne e frango cozidas e desfiadas, muitas vezes é possível se encontrar outros tipos de recheios considerados incomuns como por exemplo carne seca, feijoada, chilly, entre outros recheios, como são vendidas por exemplo em casas específicas na cidade de São Paulo que vendem exclusivamente a iguaria.

publicidade:

Como é Feita a Coxinha

Assim que a coxinha é feita em sua massa, ela é modelada em formato de coxa e recheada, em seguida é enfarinhada com farinha de rosca e também é frita em óleo quente.

Este tipo de iguaria é servido em lanchonetes ou mesmo casas de café bem como lojas especiais de salgadinhos e pastelarias. Com formatos pequenos são em sua maioria servidas em buffets e também em festas.

Existem á venda em supermercados diversos tipos de marcas de coxinhas que são semi prontas e também congeladas.

História da Coxinha

A coxinha surgiu de sua forma atual no século XIX na região da Grande São Paulo. E de acordo com uma série de historiadores de alimentação a coxinha começou a ser desenvolvida durante todo o processo de industrialização do estado de São Paulo.

Elas começaram a ser comercializadas como um substituto bem mais barato e ainda durável que as tradicionais coxas de galinha empanadas que eram vendidas nas portas das fábricas existentes.Com isto, da cidade de São Paulo a receita acabou se espalhando rapidamente pelo estado e pelo Brasil, ficando muito popular no estado do Rio de Janeiro e também no Paraná durante a década de 50.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook