Atualizado em: 20 dezembro 2012

Receitas de Pão de Queijo Francês e Brasileiro

Há diversas formas para fazer esta receita, onde seus ingredientes variam muito como o resultado final, alguns costuma usar polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos.
Você Sabia?
Que a origem do Pão de Queijo é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII em Minas Gerais, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950.
pao-queijo-frances1

Receita de Pão de Queijo Francês e Brasileiro uma boa dica para o seu café da manha ou da tarde

O pão de queijo é um dos pratos mais interessantes e tradicionais do Brasil, porém faz também grande sucesso em diversos países, principalmente na Europa, e para fazer é muito simples.

Existem algumas diferenças de pão de queijo Francês e o Brasileiro e a seguir daremos algumas dicas e receitas das duas formas interessantes de se fazer pão de queijo. Uma observação é que ambas ficam deliciosas.

publicidade:

Receitas de Pão de Queijo Francês

Ingredientes

  • 250 ml de água em temperatura ambiente
  • 100 gramas de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 150 gramas de farinha de trigo tipo “A”
  • 4 ovos em temperatura ambiente
  • 100 gramas de gruyère ralado grosso
  • 1 gema batida com um pouco de sal

Modo de Preparo

1 – Em uma panela que tenha fundo grosso, procure colocar a água, a manteiga e a pitada de sal levando ao fogo médio até ferver;

2 – Depois disso é interessante se retirar a panela do fogo e se adicionar a farinha de trigo, misturando bem e voltar a panela novamente ao fogo, sempre mexendo sem parar, até que seque e desgrude das bordas da panela.

3 – Depois disso procure desligar o fogo e adicione os 4 ovos um a um, sempre mexendo; Procure logo em seguida juntar o gruyère ralado grosso e misture.

4 – Procure pegar uma colher de sopa, contando com porções de massa, e coloque em uma assadeira, esta que deverá estar untada com manteiga.

5 – Procure pincelar as bolinhas com 1 gema batida e leve logo em seguida ao forno médio que deverá estar pré aquecido em 180 graus, por mais de 20 minutos. Logo em seguida retire do forno e sirva em seguida.

6 – A receita do pão de queijo brasileiro é praticamente a mesma, bastando apenas se utilizar como item diferenciado o queijo ralado ou mussarela se preferir, que fica uma delícia.

Dica

Uma dica interessante é colocar temperos na massa, fica com um gosto maravilhoso e faz o maior sucesso para toda a família.

Vídeo de Como fazer o Pão de Queijo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook