Atualizado em: 13 agosto 2012


Receitas de Lagosta: Gratinada Simples, Cozida e Assada

Se você ainda não sabe como preparar receitas de lagosta, não desanime, selecionamos algumas receitas dela gratinada simples cozida, e Assada.
Você Sabia?
Crustácieso decápodes marinhos da subordem Palinura, este é o nome científico da "Lagosta", um dos alimentos mais caros da culinária. A lagosta para quem não sabe, pode crescer bastantes, e ao contrário dos camarões, ela pode chegar a pesas mais de um quilo.
Receitas de Lagosta: Gratinada Simples, Cozida e Assada

Foto: Divulgação.

Não há regras para se fazer receitas no mundo, inclusive no Brasil, onde há vários chefes de cozinha, pessoas que sabem como agradar as pessoas ao prepararem deliciosos pratos, e já que estamos falando em culinária, não há dúvidas de que você tenha vontade de fazer uma bela receita de lagosta não é mesmo!

A lagosta sempre foi um crustáceos mais admirados por quem gosta de comer frutos do mar, mas não se iludam, se acham que a lagosta é algo tão acessível quanto ir no mercado comprar uma carne de boi, sem chances, podemos até encontrar, mas o preço não é tão barato assim.

– Seja para comer com sua família com amigos ou o seu romance, que tal ir a um restaurante comer uma bela lagosta gratinada, assada ou cozida, ambas lhe causarão uma bela sensação de estar comendo um alimento leve e delicioso, e pra finalizar, que tal aprender fazer uma destas três opções em sua casa, confira a seguir!

Lagosta Gratinada Simples

Ingredientes:

Lagosta (1 para cada pessoa)
Sal e pimenta-do-reino branca
Maionese
Queijo catupiri
Queijo parmesão
Manteiga derretida

Modo de Preparo:

  1. Para fazer a receita, primeiro ferva a lagosta em água e sal por 10 minutos, depois, você deverá partir as lagostas ao meio e a seguir limpá-las (tirar tripa e gordura da cabeça). Tire o excesso de água e depois tempere com sal e pimenta.
  2. Segundo passo, agora com um garfo você deverá soltar um pouco a lagosta da casca, a seguir, deve passar a manteiga por cima e entre a lagosta e a casca.
  3. Passe a maionese em cima e depois cubra com o queijo catupiri, vá salpicando com o queijo parmesão e leve ao forno preaquecido por um prazo de 10 minutos. Dica: Sirva com saladas e com folhas verdes.

Lagosta Cozida

Ingredientes:

1 Lagosta
Água q.b.
Sal a gosto

Modo de Preparo:

  • Para fazer este prato, você não gastará quase nada, primeiro par que a carne fique macia, você deve cozinhar a lagosta em água já fervente, a seguir, coloque-a em água com sal e leve ao fogo para ferver, por um prazo de 3 minutos e logo após, a carne estará cozida.
  • Segundo passo, você deve retirar a cauda da lagosta,com ela já cozida, após fazer isso, use o auxílio de uma tesoura, corte a casca dos dois lados.
  • Está quase lá, próximo passo, retire a carne da lagosta e se a triga ainda não foi removida, por favor, é necessário retirar e depois jogar fora, e detalhes, sendo nas lagostas com pinças, devem ser retiradas nas americanas, e já nas europeias, remova a carne já cozida com a ajuda de um martelo.

Lagosta Assada

Ingredientes:

4 lagostas
Margarina
1 dente de alho
Sal
Ervas finas

Modo de Preparo:

  1. Para qualquer tipo de receita, é sempre importante que você tente fazê-la do jeito em como está sendo pedido para que ela saia boa e conforme está escrito, bom, vamos começar com a receita de lagosta assada, neste caso, a atenção deve ser redobrada ok. Primeiro, você deve cortar a casca da parte mais dura da lagosta, e deve utilizar a ajuda de uma faca ou tesoura por toda a extensão (mas vá com cuidado e faça com que saia direitinho).
  2. Segunda parte, faça o seguinte, na parte de baixo da lagosta, não corte, apenas quebre sem separar de um lado para outro, vá e corte a carne da lagosta com uma faca no mesmo sentido em que quebrou a casca.
  3. É importante que não esqueça de deixar a parte de baixo quebrada, porém unida. Vá temperando-a com sal a carne que ficou exposta, a seguir, faça uma mistura da manteiga com as ervas e o alho amassado.
  4. Próximo passo, vá pincelando e depois misture o tempero por cima da carne da lagosta, coloque-as em uma assadeira com a parte da casca para baixo, e depois deixe assar até que esteja dourada. Dica: Sirva com purê de batata, com saladas e arroz branco.

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook