Atualizado em: 14 junho 2012


Receitas de Lagarto: Assado Recheado e ao molho madeira

Você que ainda não sabe como fazer receitas de lagarto, aprenda hoje como fazer ele assado, recheado e ao molho madeira.
Você Sabia?
Para aqueles que nunca comeram carne de lagarto, não sabem o que perde. O lagarto, é um tipo de carne bovina e que se deve ter cautela na hora de preparar seja ela qual for a receita, este animal mantém a maior parte de sua carne na parte traseira.
Receitas de Lagarto: Assado Recheado e ao molho madeira

Foto: Divulgação.

Quem é que não gosta de fazer uma receita diferente para agradar as suas famílias e amigos não é mesmo, pois bem, existem vários tipos de pratos para se fazer neste mundo, mas há um assunto que não podemos negar, o maior gosto dos brasileiros, sem dúvidas é por receitas que tenham carne, e já que estamos falando nisso, que tal aprenderem três ótimas opções, lagarto assado, lagarto recheado e ao lagarto molho de madeira.

Independente de como você queira agradar aos seus familiares ou seja qual for o tipo de gente, é importante que se saia bem ao preparar algo, e se tratando de culinária, o “Sempre Tops” está sempre oferecendo as melhores ideias. Muitas pessoas já ouviram falar das receitas feitas com carne de lagarto, porém, nem todos provaram.

- Se está em busca de uma nova receita, atenção, selecionamos não uma, mas sim, três com a carne de lagarto, é simples, basta escolher a seguir e depois ir para o fogão.

Receita de Lagarto Assado

Ingredientes:

1 kg de lagarto inteiro
1 cebola ralada
2 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de caldo de carne
1 xícara (chá) de molho de tomate
1/4 xícara de vinho tinto
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a gosto

Para o molho:

  • Caldo do cozimento
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo

Modo de Preparo:

  1. Para fazer este prato, você deve colocar o lagarto em um refratário e logo após, terá que acrescentar todos os temperos. Vá temperando e leve ao micro-ondas por 8 a 10 minutos na potência 10.
  2. Quando for fazer, passe para a potência 3 e cozinhe por mais 50 a 55 minutos. Na metade do tempo, vire a carne, depois regue com o caldo durante o cozimento.
  3. Próximo passo, agora é ainda mais simples, coloque o refratário sobre o suporte metálico e depois leve-o ao grill por um prazo de 5 minutos.
  4. Deixe a carne no tempo de espera exato, isso enquanto você está preparando o molho e logo após, separe o caldo de cozimento do lagarto em um refratário e em seguida, acrescente a farinha de trigo, depois, vá e leve ao forno micro-ondas por 4 a 5 minutos na potência 10 para engrossar. Dica: Sirva o lagarto fatiado e com o molho, vá espalhando por cima.

Receita de Lagarto Recheado

Ingredientes:

1 peça de lagarto
1 colher (sopa) de tempero pronto
1 garrafa de cerveja (350ml)
Sal e pimenta a gosto

Para o Recheio:

3 fatias de bacon
1 cenoura
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
1 cebola
1 gomo de linguiça (calabresa)
100g de margarina

Modo de Preparo:

  1. Para preparar este lagarto, você deverá primeiro cortar a carne do animal em sentido do comprimento (de uma ponta a outra), após este processo, coloque o recheio, depois feche com palitos e depois trance sobre eles um barbante.
  2. Próximo passo, você deve colocar em um recipiente e depois temperar, mas atenção, tempere com o tempero pronto, pimenta, sal (opcional) e detalhe, a cerveja dará um gosto ainda melhor se colocada.
  3. Deixe o lagarto no tempero por aproximadamente 30 min (para pegar gosto), e em seguida derreta em uma panela, a margarina e frite o lagarto de ambos os lados.
  4. Pra finalizar, você deve juntar o líquido do tempero, a seguir, cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 1h30 a 2h (se o liquido secar, pingue água quente), e por fim, quando estiver pronto e cozido, retire o barbante e os palitos e fatie. Dica: No caso da cerveja, ela pode ser substituída por suco de laranja, maracujá ou vinho branco.

Receita de Lagarto ao Molho de Madeira

Ingredientes:

2 kg de lagarto (inteiro)
3 linguiças calabresa
Tempero à gosto
1 lata de cogumelos
300 gr Farinha de Trigo
1/2 litro de Vinho Cantina da Serra ou o vinho mais barato que encontrar

Modo de Preparo:

  • Não importa o quanto você queira deixar a sua receita uma delícia, o importante, é que a faça da melhor maneira. Para este prato, primeiro você terá que limpar bem o lagarto, a seguir, vá e o recheie com as calabresas. Segundo passo, você deverá cozinhar o lagarto até que ele fique macio.
  • Retire o lagarto da água e a seguir reserve, depois disso, coe a água para que tire os pedaços e que por ventura tenham queimado. Numa frigideira você deve torrar a farinha de trigo até que ela fique com a cor meio dourada.
  • Com a água da cozedura no fogo, você deve ira acrescentando a farinha e mexendo sem parar para não empelotar. Se por acaso houver algum problema quanto ao empelotado, é só bater no liquidificador e depois retornar à panela deixando engrossar, e a seguir, é só acrescentar a lata de cogumelos e deixar ferver.
  • Pra finalizar, é só você cortar as peças do lagarto com 1 cm de espessura e depois acrescente ao molho. Dica: A receita pode ser servida com arroz branco e batata palha, saladas, farina, dentre outras coisas mais.
Clique aqui para outras receitas com lagarto!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook