Atualizado em: 17 janeiro 2013

Receita de Doce de Abóbora

Abobora é um dos símbolos mais reconhecidos do Dia das Bruxas, a lanterna na abóbora teve origem no folclore britânico
Você Sabia?
Que a abóbora é de origem americana, tendo sido levada à Europa pelos colonizadores portugueses e espanhóis, onde 100 gramas fornecem 13,70 calorias, 0,50g de proteínas, 3,30g de hidratos de carbono, e 0,10g de gorduras.
receita-doce-abobora-cristalizado

Doce de Abóbora uma boas opção para servir como sobremesa

Nada melhor pra dar um toque sertanejo ao seu cardápio e lembrar seus convidados daquela sobremesa deliciosa da casa da vovó, como o Doce de Abóbora – tão indispensável nas mesas de festa junina.

É uma receita que fica deliciosa se servida em compota ou em cubinhos, principalmente cristalizados como na receita a seguir. É muito fácil e rápido de fazer, além de combina com qualquer ocasião e render aproximadamente 8 porções.

publicidade:

Receita de Doce de Abóbora

Ingredientes

  • 1 kg e 1/2 de abóbora descascada e cortada em cubos
  • 2 colheres (sopa) de cal virgem
  • Água fresca e filtrada
  • 1 kg de açúcar refinado
  • 4 cravos-da-índia
  • 1 pau de canela
  • Açúcar cristal para decorar

Modo de Fazer

1 – Descasque completamente a abóbora e corte em cubos, reservando em seguida. Agora dissolva a cal em dois litros de água, coloque os cubinhos dentro e deixe repousar por mais ou menos duas horas.

2 – Não se preocupe com essa etapa, já que o uso da cal é seguro e vai ajudar na cristalização e também a realçar o sabor do doce.

3 – Passadas as duas horas, escorra a água com cal e lave bem os pedaços de abóbora – duas a três vezes com água corrente – para retirar todo o resíduo.

4 – Numa panela, leve ao fogo o açúcar refinado, uma xícara de chá de água, os cravos e o pau de canela e deixe ferver até que o açúcar tenha se dissolvido por completo – essa calda vai ajudar a dar um aspecto de cristalização aos cubinhos do doce depois de pronto.

5 – Junte os pedaços de abóbora a essa calda e cozinhe, em fogo brando, por um tempo médio de 30 minutos, sem parar de adicionar um pouco de água sempre (para manter a consistência do doce).

6 – Retire do fogo, deixe esfriar e, em seguida, escorra o líquido dos pedaços de abóbora. Agora passe bem no açúcar cristal para decoração, deixe secar ao sol por alguns minutos e sirva em seguida.

Vídeo de com fazer o Doce de Abobora

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook