Atualizado em: 6 março 2013

Receita de Colomba Pascal

Receita de Colomba Pascal um pão doce e enfeitado com a forma da ave, preconizando a paz, é um símbolo cristão.
Você Sabia?
Que os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pesah, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
receita-colomba-pascal-doce-páscoa

O feriado da Páscoa traz delícias gastronômicas como a colomba pascal

O feriado da Páscoa vem chegando aí e as receitas do almoço para o domingo de páscoa trazem várias delícias gastronômicas. Mas não são só os pratos do almoço, feitos com peixe, que chamam a atenção. Além dos peixes e também, é claro, dos ovos de páscoa, a colomba pascal é uma receita bastante tradicional da data.

O bolo, em formatos variados, leva frutas cristalizadas, chocolate ou trufas no recheio. Em italiano, a palavra colomba significa “pomba”, mas na Páscoa esse significado se torna simbolismo. Na época que celebra a ressurreição de Cristo, o pão em formato de pomba representa o Espírito Santo e a paz.

publicidade:

Receita de Colomba Pascal

Ingredientes

  •  500 gramas e farinha de trigo
  • 30 gramas de fermento biológico
  • 100 gramas de manteiga
  • 100 gramas de açúcar
  • 5 gemas de ovos
  • 30 gramas de mel
  • 1 colher de sal
  • 200 gramas de leite gelado
  • 3 colheres de essência de laranja e rapas de uma laranja.

Modo de preparo

1 – Você deve colocar em um recipiente o fermento esfarelado e adicionar as duas colheres de farinha, quatro colheres de água e misturar. É importante dar atenção para este procedimento, pois é isso que fará com que a massa da colomba fique macia.

2 – Depois disso, você deve deixar a massa descansar por 20 minutos. Em seguida, em uma superfície de pedra, junte a farinha de trigo, a massa de fermento,a margarina, o açúcar, o sal, os ovos, 50 ml de leite e o mel.

3 – Misture bem com as mãos. Enquanto bate, acrescente a essência e as lascas de laranja.

4 – A massa estará pronta quando chegar a uma textura em que possa ser esticada, ficando transparente, sem se romper. Depois da masa pronta, você deve espalhar um pouco de óleo na superfície e esticá-la.

5 – Agora você já pode acrescentar as uvas-passas e as frutas cristalizadas, apertando-as para enterrá-las na massa.

6 – Agora você deve dividir a massa em três partes, uma grande e outras duas pequenas. Pegue cada uma das porções, enrole em formato de cilindro e ajeite dentro da forma. Após o procedimento deixe a massa descansar de 30 a 50 minutos.

7 – Está pronta, agora é só levar ao forno preaquecido a 180°C e deixar assar por 30 a 50 minutos.

Vídeo de Como fazer a Receita de Colomba Pascal

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook