Atualizado em: 6 fevereiro 2013

Receita de bolinho de carne seca

Saborosa combinação de dois ingredientes que se complementam com perfeição o bolinho de carne seca é bem vindo a qualquer hora.
Você Sabia?
Que carne-seca, típica do Nordeste do Brasil, também conhecida como carne-de-vento, carne-do-sertão, carne-do-Ceará, carne-do-Sul ou jabá, é um método de conservar carne, em geral bovina, salgando-a e empilhando-a em lugares secos.
moto_0409

A carne-seca precisa ficar de molho para dessalgar e reidratar.

Nada mais gostoso do que uma comidinha tipicamente caseira e que faz com que você tenha o sabor do Brasil em sua casa. Os bolinhos de carne seca tem sua origem lá no norte e nordeste brasileiro, mas acabaram conquistando espaço aqui no Brasil e com isso, tornou-se uma iguaria nacional.

A receita é bem simples de ser feita, estima-se que a mesma leve 1 hora e 35 minutos para ficar pronta e rende ate 28 porções.

publicidade:

Receita de bolinho de carne seca

Ingredientes

  • 01 kg de mandioca
  • 01 cebola grande picada
  • ½ maço de cheiro verde
  • 01 kg de carne seca
  • 02 ovos caipira
  • Sal e tempero a gosto

Modo de preparo:

Descasque e cozinhe muito bem a mandioca e deixe a mesma escorrer por trinta minutos, até que fiquem bem sequinhas. Depois disso, você ira amassar a mandioca com um espremedor de batatas ou com um garfo, como se você fosse fazer um purê de batatas.

Cuidado para não deixar água na massa de mandioca, isso poderá fazer com que a mesma perca o ponto.

Retire todo o sal da carne seca e depois, leve-a ao fogo na panela de pressão por uma hora.

Escorra bem e retire nervos e gordura, deixando apenas a carne em si. Em seguida, desfie a carne seca com um garfo de cozinha e deixe descansar.

Pique de forma consistente a cebola junto com o maço de cheiro verde. Coloque numa vasilha a mandioca (purê) e junte duas gemas de ovo (separe as claras) e adicione sal a gosto.

Adicione então a carne seca e misture com as mãos. Faça bolinhos consistentes e passe-os na clara separada. Depois, frite-os em óleo quente.

Vídeo de Como fazer o Bolinho de Carne Seca

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook