Atualizado em: 4 março 2011

Receita de Bala de Goma

Um dos tipos de memórias mais comuns em relação à infância está ligado à alimentação. Todos os doces e salgadinhos, às vezes até de uma marca em especial, que ingerimos geram uma lembrança especial a cada indivíduo, relacionada ao cheiro, gosto, cores, quem cozinhava ou comprava, onde comia, enfim, verdadeiramente sinestésica.

publicidade:

A bala de goma é um dos doces mais queridos, estando o provador em qualquer época da vida. Em sua gigante variedade de cores, formas, sabores e texturas ela consegue conquistar um grande público em paladar. Para você que adora este doce e/ou conhece um pequeno que o gosta, confira neste artigo esta receita para preparar balas de goma e faça essa delícia em casa, para ou mesmo junto com seus filhos, irmãos, netos e sobrinhos:

Ingredientes:

1 copo de água (200ml);

2 colheres de sopa de pó para refresco com o sabor de sua preferência;

1 e 1/2 colher de sopa de gelatina sem sabor ;

500g de açúcar

Tempo de preparo – 12 h

Fica melhor fazer de um dia para o outro.

Modo de preparo:

Em uma panela direto no fogo (não faça em banho-maria), coloque todos os ingredientes, exceto o açúcar e mexa para dissolver a gelatina. Antes de levantar fervura despeje de uma vez só todo o açúcar e continue mexendo.

Quando levantar fervura retire do fogo e despeje num tabuleiro ou refratário untado com margarina ou óleo de soja.

Faça à noite e deixe de um dia para o outro (mais precisamente o tempo médio é de 12h) fora da geladeira. No dia seguinte, use faca para cortar em tiras grandes e depois tesoura de cozinha, para que os quadradinhos fiquem perfeitos.

Você também pode untar aquelas forminhas de acetato que são usadas para bombom, porque assim não precisa cortar e já ficam em formatos bonitos. Por último, passe no açúcar cristal e deixe secar destampada, para ficar durinha por fora e molinha por dentro.

Dicas

Dica 1: Você deve encher até 1 cm de altura para que a bala não fique fininha, por isso não coloque em tabuleiro muito grande. Também não coloque em geladeira porque acaba ficando melado.

Dica 2: Se quiser fazer durinha, tipo jujuba é só colocar ao invés de 1 e 1/2 colher de gelatina, 2 colheres.

Dica 3: Compre 100g de gelatina em pó sem sabor no varejo que é bem mais barato do que o pacotinho duplo.

Observações:

1 – A gelatina fica colando um pouquinho quando você for cortar, não se preocupe, é assim mesmo.

2 – Eu não sei a durabilidade das balas porque toda vez que faço some tudo no máximo em dois dias(aqui em casa o pessoal adora), por isso faça um teste.

3 – A quantidade de balas dessa receita, vai depender  do tipo de formas que você vai usar ou  o tamanho que você vai cortar. Mesmo assim, costuma render bastante.

Fonte: Blog Nini Artes

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook