Atualizado em: 8 fevereiro 2012

Qual o gosto da Tequila?

A tequila é uma bebida especial e deve ser apreciada de forma ímpar, seus aroma e gosto recebem o toque especial da Agave Azul, planta que é a matéria-prima do destilado
Você Sabia?
O "shot", mistura de sal limão e tequila, conforme reza a lenda foi inventado quando uma epidemia de gripe em 1918 tomou conta do mundo. Muitos médicos recomendavam os "shots de tequila" para a cura, porém depois de curados muitos pacientes continuavam a consumir a bebida desse modo.
Tequila México

O México preserva a qualidade da tequila na hora fabricação e preserva o gosta da Agave Azul (Foto: Divulgação)

Beber tequila faz parte de um ritual, não basta entornar a bebida simplesmente para que o grau alcoólico do individuo se eleve, ela tem um gosto especial que precisa ser devidamente degustado e sentido.

O básico e o que a maioria das pessoas fazem quando pedem uma dose de tequila nos lugares é ter em mãos o famoso “shot”, uma fatia de limão e sal, porém não é apenas isso que essa bebida fabricada com tamanho afinco exige de um apreciador. O ideal mesmo é apreciar o aroma, o sabor e a coloração da bebida.

publicidade:

O gosto da tequila é muito especial e sua fabricação é feita com extremo cuidado. O México, país conhecido como produtor da bebida tem o controle total da fabricação e sua matéria-prima é uma planta que recebe o nome de Agave Azul, conhecida também como Mezcal, plantada mais no estado do Jalisco, no povoado que inclusive inspirou o nome do destilado, Tequila.

Esse Mezcal contém açúcar que influência no sabor da tequila. A verdadeira tem pelo menos 51% de açúcar de Mezcal, porém, isso não irá influenciar na qualidade da bebida, mas no gosto sim.

Cinco tequilas produzidas 100% com açúcar de Mezcal

Essas tequilas são destiladas e engarrafadas no México, possuem gosto, aroma e cor indiscutíveis dependendo do tempo de envelhecimento.

Branco – Engarrafada logo após sua destilação, por esse motivo a cor clara e tem o puro gosto do Agave Azul.

Jovem ou Ouro – Essa tem uma suave mistura de corantes e sabores, como o caramelo, por exemplo. Fica em média de três meses a um ano no barril.

Reposado – Após dois meses no barril de carvalho envelhecendo, a tequila branco se transforma na reposado e fica com a cor amarelada e o gosto do Agave Azul se torna mais suavizado.

Envelhecida – Ela fica por mais de um ano no barril para envelhecer e adquiri o gosto da madeira e cor alaranjada.

Reserva – Essa é especial e fica no barril de carvalho para envelhecer durante oito anos.

Shot

Shot: Tequila, sal e limão (Foto: Divulgação)

Dicas de como tomar tequila

O sal e o limão são essenciais. Coloque o sal na língua, sem exagerar na quantidade para abrir as papilas gustativas, o sabor do Agave ficará mais perceptível. O lima elimina o gosto do álcool no paladar;

A tequila clássica, branco é mais indicada para fazer coquetéis, o “shot” é melhor fazer com as outras;

Aprecie sua tequila e tome no caballito, que são aqueles copinhos de 60 ml, especiais para esse tipo de bebidas;

Não ingira quantidade muito elevada de tequila, seu teor alcoólico de aproximadamente 40% pode causar alguns danos à saúde.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook