Atualizado em: 16 julho 2013

Pratos Típicos do Rio Grande do Sul

O churrasco é o prato típico do gaúcho, presente nos finais de semana de muitos gaúchos e turista que visitam este estado.
Você Sabia?
Que a culinária do Rio Grande do Sul tem como tradição a carne de charque, é um típico prato gaúcho o churrasco de ratão.
carne

Os principais pratos típicos do Rio Grande do Sul foram influenciados pelos italianos e alemães

O Rio Grande do Sul é um dos estados mais rico em termos de cultura, mas também é um estado muito conhecido por causa da sua rica gastronomia. Muitas pessoas defendem que no Rio Grande do Sul é um dos estados que mais se come bem no Brasil inteiro.

Principais Pratos Típicos da Região

Churrasco

Quando se fala em Rio Grande do Sul é muito difícil que as pessoas não associem com o famoso churrasco. O prato é tão famoso que hoje em dia as pessoas não precisam mais ir até o sul do País para comer o verdadeiro churrasco campeiro, existem churrascarias especializadas em todo o Brasil e em diversos países do mundo.

publicidade:

Existem basicamente dois diferenciais relacionadas ao churrasco gaúcho: os cortes de carne e também a forma como ela é assada. Geralmente se utilizada a Costela e a Picanha como sendo os principais cortes do churrasco, que deve sempre ser assado na brasa do carvão.

Arroz de Charque

Também conhecido como carreteiro de charque ou ainda de carreteiro campeiro, este também é um prato muito apreciado em todo o estado do Rio Grande do Sul. Nada mais é do que arroz cozido com carne seca. Existem variações dependendo da cidade onde se come, sendo que em alguns lugares ele possui uma cor branca, já que não leva muitos temperos, e em outros lugares se coloca um pouco de tomate.
Aliás, os gaúchos gostam muito do carreteiro, sendo que ele também pode ser feito com carne bovina normal e também pode ser feito com linguiça.

Tainha na Taquara

Muitas pessoas acham que os gaúchos não comem outro tipo de carne que não seja a do gado. Mas eles também consomem uma grande quantidade de peixe. Um dos peixes mais abundantes no sul é a tainha, e ele é preparado de forma rudimentar, assando na taquara, como se fosse o churrasco. O prato faz tanto sucesso que existe até mesmo um grande evento no litoral do RS onde se assa milhares de tainha na taquara durante várias semanas.

Vídeo sobre Pratos Típicos do Rio Grande do Sul

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook