Atualizado em: 2 julho 2013

Pratos típicos da Culinária Japonesa

Atualmente a culinária japonesa esta difundida no mundo todo, e é apreciada por pessoas de todas as nacionalidades
Você Sabia?
Que a culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão.
mutique

A culinária japonesa nos reserva surpresas fantásticas de sabores

A culinária japonesa, após a onda de alimentação saudável que invadiu tardiamente o ocidente, virou uma espécie de hit por todo o mundo. Os restaurantes especializados invadiram os grandes centros e se espalharam pelas cidades, sendo que hoje é possível comer praticamente qualquer prato, e ainda pedir pelo telefone.

Variedade Saudável

O Japão é um grande conjunto de ilhas. Por esse simples motivo geográfico, a sua culinária é baseada em frutos do mar, além logicamente do arroz, que é cultivado com muita dedicação por esse povo enigmático. E essa predileção ou necessidade de se alimentar co frutos do mar fez a culinária japonesa adquirir um estigma de saudável e benéfica, conceito que batia de frente com a culinária vazia e gordurosa que o ocidente cultuava há anos, e que fazia vítimas por todos os lados(inclusive no Japão, um dos países orientais mais influenciados pela cultura capitalista).

publicidade:

Pratos típicos da Culinária Japonesa

Assim a culinária japonesa cresceu, caiu no gosto popular e está hoje por toda a parte, sendo que é o tipo de comida preferida de muitos ocidentais e famílias inteiras inclusive no Brasil. Mesmo com muitos pratos crus, o que significou um verdadeiro obstáculo no seu estabelecimento nas cidades por todas as Américas, ela foi ganhando espaço aos poucos pela promessa de fazer bem e não engordar.

Pratos com o sashimi, o enroladinho denominado hossomaki, saladas com o peixe kani, que era pouco conhecido em outros tempos, o caldo missoshiru, e outros pratos como os produzidos com os cogumelos shitake e shimeji estão hoje entre os preferidos em praticamente todas as cidades do Brasil. Temos na culinária japonesa pratos com peixe cru mas também outros pratos com peixe assado ou cozido, sendo que esses tiveram aceitação fácil no nosso país, que sempre consumiu muitos tipos de peixes todos os anos.

Informação

Outro aspecto do crescimento da culinária japonesa é que os pratos não são baratos e quase nunca são vendidos a preços populares, o que incentivou diversos investidores a iniciarem restaurantes japoneses (ou simplesmente “Japas”, como são conhecidos em diversos lugares), obtendo um lucro enorme em muito pouco tempo.

Hoje em cidades como São Paulo há restaurantes fast-food vendendo temakis por todas as esquinas, em um negócio lucrativo para os investidores e saudável para os consumidores.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook