Atualizado em: 18 novembro 2010

Panetone caseiro de chocolate

Embora o panetone de chocolate, seja já muito comercializado e fácil de encontrar, é sempre muito gostoso fazermos em casa e do nosso jeito.

publicidade:

Dessa forma podemos usar a imaginação e aproveitá-los para decorar a mesa, incrrementar a receita inclusive recheando-os com sorvete.

O panetone é um pão de origem italiana que surgiu no século 15 e conquistou o paladar de todos nós e em todos os anos não falta nas nossas mesas de Natal.

Deixaremos para vocês uma receita bem gostosa de panetone

 para fazer sucesso na ceia de Natal, deste ano.

 Para o chocolate, troque as frutas cristalizadas por gotas de chocolate.

Ingredientes:

 

500g de farinha de trigo

50g de fermento de pão fresco

100g de manteiga ou margarina

100g de açúcar

4 gemas

1 pitada de sal

1 colher (de café) de essência de panetone

150g de frutas cristalizadas

150g de uvas passas sem semente

Água (quantidade suficiente p/ atingir ponto de glúten)

1 colher (de chá rasa) de antimofo (opcional)

Modo de preparo:

 

Misture 50g de farinha de trigo, o fermento, um pouco de água e faça a esponja. Deixe descansar por 10 minutos. Junte os ingredientes: o restante da farinha, a manteiga, o açúcar, as gemas, o sal, a essência do panetone e o chocolate. Fica uma massa bem macia. Deixe descansar por 20 minutos, coberta por um pano. Divida a massa em 2 pedaços iguais. Embole-os e deixe sobre superfície enfarinhada. Torne a fazer uma bola com cada parte e coloque nas formas de panetone. Deixe crescer até faltar um dedo para encher a forma. Pegue uma lâmina, faça cortes nos panetones, puxe as suas abas para fora da forma. Leve para assar por 40 a 50 minutos, mais ou menos, em forno a 180ºC.

Rendimento: 2 panetones de 500g ou 1 de 1kg

Dica:

  • Embalar os panetones 5 horas após assados.
  • Para fazer o Chocotone, trocar as frutas cristalizadas e passas por 200 g de gotas de chocolate. Para que as gotas de chocolate não derretam na hora do manuseio, elas devem estar geladas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook