Atualizado em: 22 maio 2013

Insetos que podem ser consumidos

Para você que não sabe os Insetos são opção gastronômica em diversos países, são ricas em proteína e podem ser comidas cruas
Você Sabia?
Que o Aedes aegypti foi introduzido na América do Sul através de barcos provenientes de África.
inseto-01

Os insetos comestíveis poderão ser uma alternativa de alimento para o futuro

Recentemente a ONU divulgou um relatório onde a população mundial no ano de 2050 deveá chegar a mais de 9 bilhões de habitantes. Isto deverá ser um grande desafio quando o assunto é ter recursos para atender esta gigantesca capacidade de pessoas em um planeta que irá se tornar pequeno.

Recursos podemos Salientar os Alimentos

Dentre vários tipos de recursos, podemos destacar certamente os alimentos. Sem dúvida alguma será preciso um aumento considerável além de técnicas que sejam mais eficientes e sustentáveis para combater as pragas. É importante que exista também um maior e melhor manejo para produtos sem que tenham perdas até a sua comercialização.

publicidade:

Para a cultura ocidental não é algo comum se consumir como alimentos insetos, isto por que no ocidente os insetos são considerados animais sujos erepulsivos, levando a interferência direta de não se ingerir como alimento.

Origem de se Alimentar com Insetos

Esta grande aversão de se alimentar de insetos vem vista como uma prática de povos primitivos, ajudando consideravelmente para uma grande quantidade de pessoas e proteínas animais se tornem indisponíveis para pessoas que passam por problemas de fome e também desnutrição.

Os insetos já são destacados como alimentos em várias partes do mundo, além disso alguns nativos da África comem formigas, cupins, larvas de besouros, lagartas, gafanhotos, entre outros animais. No ocidente existe relatos de se alimentar de insetos com tribos indígenas.

No México por exemplo é onde existem o maior número de relatos do consumo de insetos comestíveis, com mais de 500 espécies. Aqui no Brasil apesar de ter uma divulgação bastante baixa de um público em geral existem mais de 100 espécies próprias para alimentos. Se levarmos em conta todos os grupos mundiais são mais de 1800 espécies consideradas comestíveis.

Informação

Vários estudos inclusive indicam que a carne dos animais tem uma grande quantidade de proteínas e outros nutrientes fundamentais para os humanos. E no futuro como será um grande desafio se produzir talvez será uma fonte de alimento importante, o que será apenas uma mudança de hábitos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook