Atualizado em: 10 maio 2010

Grão de Bico com Bacalhau

A turma lá de Portugal, terra do além mar, é que gosta de tudo que leva bacalhau. Para eles, o peixe das águas geladas da Europa fica bem combinado com boa parte dos conhecidos ingredientes e confere mais sabor a qualquer receita.

publicidade:

Apesar de ser bem carinho e nem sempre caber no orçamento da família brasileira levá-lo para casa, mais especificamente sobre a mesa, a verdade é que o bacalhau é um peixe saudável, saboroso e uma receita que tenha ele como peça principal, é a garantia de uma comida muito gostosa.

Mas, a receita que O Sempre Tops vai apresentar aqui é o Grão de Bico com Bacalhau.

Simples de fazer, mais simples ainda de encontrar e combinar os ingredientes, essa dica de comida promete tornar qualquer ocasião mais especial.  Anote primeiro os ingredientes.

500 g de grão de bico
1 kg de bacalhau
2 cebolas médias picadas
5 dentes de alho triturados
1/2 xícara de azeite de boa qualidade
300 g de polpa de tomate
1 caixinha de requeijão
Sal a gosto

É importante ser atento em cada medida, pois, uma pitada a mais ou a menos de cada ingrediente poderá influir no sabor.

O modo de preparar então vai ser a demonstração do quanto a receita promete ser um sucesso.

Primeiro passo, um dia antes de colocar o bacalhau de molho em água, em uma vasilha tampada, dentro da geladeira, é essencial que a água seja trocada várias vezes.

No dia em que for  preparar, retirar a pele e a espinha e ferva por 10 minutos, escorrer e deixar esfriar.
Em seguida, corte o bacalhau em pedaços médios e guarde, antes de lavar o grão – de – bico e deixar de molho de um dia para o outro.

Cozinhe em panela de pressão com água, em fogo baixo para não transbordar, até os grãos ficarem macios, inteiros e com água, por aproximadamente 40 minutos.

Deixar o grão – de – bico, como quando se cozinha feijão, para depois temperá – lo com sal a gosto, depois ponha azeite, fite as cebolas e o alho e jogue tudo por cima do bacalhau, refogando por cinco minutos.

Em seguida..é só servir..e se deliciar!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook