Atualizado em: 28 setembro 2012

Como tirar o sal do bacalhau

As Festas estão chegando! e no fim de ano sempre tem aquelas comemorações, caso esteja em duvida de como tirar o sal do bacalhau aqui vai ter todas elas.
Você Sabia?
Que o Gadus vivem nos mares fríos do norte, sendo geralmente de tamanho pequeno, embora alguns exemplares possam chegar a pesar 100 kg e medir pouco menos de dois metros. Alimenta-se de outros peixes menores, como o arenque.

Bacalhau é um peixe do gênero gadus.

Bacalhau é o nome comum para o tipo de peixe do gênero Gadus, atualmente é um dos alimentos mais degustado pelos Brasileiros, mas ele também é conhecido por ser extremamente salgado.

Para preparar vários pratos tradicionais com o peixe, é preciso retirar o sal para não acabar estragando a receita. Aprenda vários métodos de dessalgar o bacalhau, sem que ele perda seu sabor!

publicidade:

Dicas para tirar o Sal do Bacalhau

Tirar o sal do bacalhau – farinha

Coloque pedaços do bacalhau dentro de uma bacia com água. Acrescente algumas colheres de farinha de mandioca, e deixe de um dia para o outro. A farinha servirá como esponja, para absorver o sal em até vinte e quatro horas.

Tirar o sal do bacalhau – água

Usando apenas água fria, é possível dessalgar o bacalhau com perfeição. Coloque pedaços do bacalhau dentro de uma bacia grande de água fria, e troque a água de três em três horas. A água não pode ser quente, nem morna, para que o sabor e consistência do bacalhau não sejam perdidas.

Tirar o sal do bacalhau – rolha de vinto tinto

Com uma rolha tirada de uma garrafa de vinho tinto, você pode dessalgar o bacalhau de forma surpreendente. Coloque pedaços grandes do bacalhau dentro de uma bacia de água fria, e jogue uma rolha de vinho tinto (é preciso que o vinho seja tinto) dentro da água. Troque a água duas vezes ao dia, mantendo a rolha dentro da água.

Para saber se o sal já saiu do bacalhau

Ao trocar a última água depois de vinte e quatro horas, molhe o dedo e experimente. Se estiver levemente salgada, o bacalhau precisa ficar um pouco mais de tempo. Se estiver com o gosto mais ou menos aguado, é hora de retirá-lo da água.

Para ter certeza absoluta, você pode abrir o peixe com uma faca e retirar um pequeno pedaço de seu interior. Não tem problema nenhum em comer o bacalhau cru, não se preocupe. Caso o gosto esteja bom, retire o bacalhau da água e prepare a sua receita.

Vídeo de Bacalhau a Portuguesa

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook