Modificado em: 16 agosto 2013

Como substituir o Glúten nas receitas

Hoje em dia muitas nutricionista sugere alimentos para substituir o glúten na dieta diária
Você Sabia?
Que o nome veio de uma embalagem de chá, que saltou diante dos nossos olhos ao lermos nos seus ingredientes “não contém glúten
images (8)

Para substituir o glúten nas receitas é possivel usar vários tipos de farinhas

O glúten é uma substância presente no interior da semente de alguns alimentos conhecidos como cereais e que está combinado ao amido. Ele está presente em massas e farinhas (pães, bolos e etc), pois é ele quem permite a elasticidade da massa e também sua fermentação.

A intolerância se deve à hipersensibilidade com o glúten e seus componentes, podendo trazer alguns riscos (como danos ao intestino e problemas na pele) e desconfortos durante a digestão até mesmo com peque-nas quantias da proteína, pelos danos à mucosa que permite esta função.

Alimentos que possuem Glúten 

cevada, centeio, aveia e trigo. Obviamente alguns produtos industrializados são feitos com estes ingredientes (refrigerantes, bolachas, bebidas e etc) e eles também sugerem riscos aos portadores da doença.

Alimentos que não possuem Glúten

arroz e o milho, bem como frutas e até mesmo o chocolate. Além disso, algumas sementes não possuem glúten, como as de girassol, por exemplo. Apesar destes problemas que podem ser causados, o glúten é bastante importante no nosso dia-a-dia por ser uma proteína e pode ser perfeitamente substituído por outros alimentos.

Como Substituir o Glúten

Para substituir as farinhas tradicionais, por exemplo, você pode utilizar polvilho e féculas (de mandioca, batata e etc) e algumas outras farinhas livres de glú-ten, como a farinha de grão de bico, a de arroz (branca ou integral) ou mesmo a farinha de soja. Cremes de arroz também podem substituí-lo em outras recei-tas.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook