Atualizado em: 10 janeiro 2011

Comidas Peruanas – Receita

Estamos no verão, em época natural de férias e, na atual conjuntura, você já deve estar buscando coisas diferentes para evitar a rotina e o desejo de voltar logo ao trabalho ou estudo.

publicidade:

Que tal sair pra jantar ou almoçar e comer algo bem diferente? Chega de churrasco, fast-food e comida mexicana… A dica de hoje é de comida peruana.

Segundo o site Receitas de Comida, a civilização inca deixou muitos traços culturais na culinária peruana. Eles foram responsáveis pelo cultivo de batatas e milhos, 2 dos mais importantes ingredientes locais (confira ao final da reportagem). O consumo de carne de alpaca (animal parecido com a lhama) e de cuy também era costume dos incas, além do uso de pimentas: são mais de 40 tipos, entre eles o ají, usado no ceviche. Um dos pratos criados na época que permanecem intactos é o pachamanca.

Com a chegada dos espanhóis, que, por sua vez, sofreram influência árabe, novos ingredientes foram incorporados à culinária peruana, como trigo, uvas, arroz, laticínios, cebolas e azeitonas. Um dos pratos resultantes dessa mistura é batatas à la huancaína, cobertas com molho à base de queijo. Já os escravos africanos transmitiram o hábito de consumir sobras e tripas. O tacu tacu é um exemplo: leva arroz, feijão, banha de porco e pimenta.

Uma das explicações para a qualidade da cozinha peruana é a variedade de insumos e tradições.

Confira abaixo algumas receitas.

Receita de Papas a la huancaina

Receita de Mazamorra peruana

Receita de Ceviche

Receita de Arroz con pato

Receita de Ají de gallina

Receitas de Comida Peruana. A civilização inca deixou muitos traços culturais na culinária peruana. Eles foram responsáveis pelo cultivo de batatas e milhos, 2 dos mais importantes ingredientes locais (confira ao final da reportagem). O consumo de carne de alpaca (animal parecido com a lhama) e de cuy também era costume dos incas, além do uso de pimentas: são mais de 40 tipos, entre eles o ají, usado no ceviche. Um dos pratos criados na época que permanecem intactos é o pachamanca. Com a chegada dos espanhóis, que, por sua vez, sofreram influência árabe, novos ingredientes foram incorporados à culinária peruana, como trigo, uvas, arroz, laticínios, cebolas e azeitonas. Um dos pratos resultantes dessa mistura é batatas à la huancaína, cobertas com molho à base de queijo. Já os escravos africanos transmitiram o hábito de consumir sobras e tripas. O tacu tacu é um exemplo: leva arroz, feijão, banha de porco e pimenta.
Uma das explicações para a qualidade da cozinha peruana é a variedade de insumos e tradições.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook