Atualizado em: 27 fevereiro 2013

Pratos típicas da Culinária Grega

Nos restaurantes gregos, costuma-se servir os mezédes, que são porções de antepastos diversos servidos para acompanhar uma bebida antes das refeições !
Você Sabia?
Que o Partenon, na Acrópole de Atenas, um dos monumentos mais emblemáticos do auge do período conhecido como "Grécia Antiga".
Comidas 1

O cereal básico da comida grega é o trigo, porém cevada também é comum

A culinária grega é muito saudável, saborosa com uma mistura de grãos, azeite, legumes, vegetais, iogurtes e mel, comporta elementos doces e salgados em todos os pratos e ainda tem nas oleaginosas, como o nozes e gergelim, um ingrediente comum a muitas receitas.

Outros itens presentes em muitos pratos típicos da culinária grega são o alho, ervas frescas, como o orégano,alecrim, tomilho e louro, peixes, frutos do mar, pães, cereais e a carne de carneiro.

publicidade:

Pratos Típicos

Nos restaurantes gregos são servidas os pratos típicos gregos que são os mezédes de patê de berinjela (melitzanosaláta), coalhada com pepino e alho (tzatziki) ou de ovas de peixe (taramosalata); bolinhos de carne (keftedes); queijo grelhado e flambado (saganaki); frutos do mar (lulas, camarões, polvo, mariscos); charutinhos de folhas de uva (dolmadakia), a salada grega chamada de horiátiki (tomates, pepinos, finas fatias de cebola, azeitonas, pimentão verde) e uma fatia de um forte queijo de ovelha, o queijo feta, temperado com orégano, e as azeitonas gregas, presença certa nas mesas gregas.

Entre as comidas típicas da culinária grega se destacam o carneiro assado ao forno com batatas e o moussaká gratinado de berinjelas e carne moída. Já quanto aos doces podemos destacar o kourabié, um amanteigado com recheio de amêndoas, melomakárono, biscoito com canela e mel, e os folhados baklavá e kadaífi, massas folhadas recheadas com nozes.

Na culinária grega costuma-se servir os mezédes, que são porções de antepastos diversos servidos para acompanhar uma bebida antes das refeições. Sendo que eles são servidos com o pão sírio, que na Grécia é chamado de pão grego.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook