Atualizado em: 5 agosto 2010

Comida Japonesa – Dicas

A comida japonesa além de leve é bem completa em termos nutricionais. O arroz, alimento sempre presente nos pratos orientais, é uma fonte enorme de  carboidrato, enquanto as carnes de peixes e frutos do mar são fontes de  proteínas e são fontes de cálcio, sódio, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B etc.

publicidade:

Alguns peixes, como salmão, sardinha, arenque ainda contém ômega-3, uma gordura que  protege nosso coração e os legumes também.

Como vocês podem ver é uma comida completa!

Os orientais cultuam a natureza e isto reflete na sua culinária.

Todos os pratos são servidos e apresentados com extrema sensibilidade.

A mão que serve o prato

Foram os samurais que ditaram as  condutas por volta do século XVI. Com o passar do tempo estas regras se popularizaram. Um dos exemplos disso está na maneira de servir as pessoas: a mão direita significa que se trata de um aliado, e a esquerda um inimigo.

Hashi

Tanta gente não sabe usá-lo. Não se pode  cravar um hashi em um restaurante ou casa japonesa em nenhum alimento. Esta atitude só é permitida nos oratórios, templos budistas ou shintoístas para as pessoas que já morreram.

Saquê

O saquê é uma bebida japonesa e muito forte e existe um ritual para isso. Levante o seu copinho para receber a bebida, servida sempre por seu vizinho de mesa, apoiando-o com a mão esquerda e segurando-o com a direita. É imprescindível que você sirva o seu vizinho de mesa porque não é de bom tom servir a si próprio. O copo de saquê deve sempre ficar cheio até o final da refeição. A tradição manda fazer um brinde, Campai, esvaziando o copinho num só gole. É sinal de hospitalidade e atenção.

Barulhos

Faz parte da etiqueta produzir barulhinhos ao comer macarrão ou tomar sopas. Mas atenção: arrotar é considerado extrema falta de educação!

Abaixo deixaremos um site onde você encontrará receitas, lojas que vendem as coisas japonesas e muito mais.

www.cozinhajaponesa.com.br/v04

Nunca esqueça sempre ir a um restaurante japonês conceituado e que você conheça!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook