Atualizado em: 24 abril 2011

As Melhores Receitas de Bacalhau

Tudo sobre a importância da Quaresma e suas tradições. Além das mais diversas e melhores receitas com bacalhau para você preparar na semana santa.

Nossa cultura definitivamente se destaca dentre outras inúmeras, principalmente quando nos referimos a região Norte e Nordeste. Além de inúmeras tradições que nos destacam, o Brasil também se destaca com relação a culinária, pois existem inúmeros pratos típicos. Costumamos em alguns feriados que marcam datas importantes realizar pratos característicos. Por exemplo, o mês de junho é marcado por inúmeras festas juninas e nelas podemos conferir pratos típicos como canjica, mandioca, pipoca, pé de moleque, entre outras comidas que caracterizam a festa. Outra data importante é a de Sexta-feira santa, que acontece no dia 22 de abril, representando o dia em que cristo morreu crucificado e o dia de sua ressureição. Nesse dia, as pessoas respeitando a data, não comem carne vermelha e nem festejam com bebidas como em outras datas. Portanto, é costume comer peixes, principalmente o bacalhau. Inúmeras receitas de bacalhau são feitas nesse dia. Nesse artigo, reuniremos algumas dessas receitas e as melhores receitas de bacalhau.

publicidade:

A importância da data

A semana santa nada mais é do que a quaresma. A Quaresma é quando caminhamos no caminho de Jesus Cristo, seguindo a palavra de Deus. É uma data para escutar as palavras de Deus e orar, compartilhando com todos e praticando boas ações. Essa data nos convida a parecer mais com Jesus Cristo, pois em meio a vários pecados, acabamos nos afastando mais de Deus. A Quaresma representa o tempo de perdão, sendo a maior festa da Igreja Católica, sendo praticada também por outras religiões. Nessa data, devemos comer peixes, como o bacalhau, pois a carne vermelha significa a carne de Cristo e em perdão a ele que morreu por nós, nesse dia abdicamos da carne. Além da carne, na semana santa também abrimos mão de festejar e atos parecidos, em compaixão a Cristo.

Receitas

A Semana santa se caracteriza também pela produção de pratos deliciosos com bacalhau, peixe bem consumido nessa semana importante. Reunimos as melhores receitas de bacalhau para que você possa fazer e servir todos os seus convidados e familiares. Há pratos que servem muitas pessoas, até sobremesas. Confira todas abaixo e escolha a que mais preferir:

Bacalhau Tradicional para Quaresma: essa é uma receita típica da Quaresma, que leva ingredientes básicos e fáceis de encontrar. Seu modo de preparo é bem fácil.

Bolinho de Bacalhau: esse prato servirá como deliciosos aperitivos para aquele domingo de Páscoa. Perfeito para quem reuniu a família para aquela conversa e não quer comer comidas pesadas. Além de fácil de fazer, o bolinho é uma grande fonte de vitamina.

 

 

Crepe de Bacalhau: é uma ótima receita para ser servida após uma refeição, como sobremesa. São necessários ingredientes básicos e o delicioso Bacalhau.

 

 

 

 

 

 

Bacalhau com Batatas: é um dos pratos mais feitos na semana santa, pois pode ser servido para muitas pessoas, deixando a família toda bem satisfeita.

 

 

 

 

 

Batata Recheada Assada: para quem quer fugir do tradicional Bacalhau, mas sem fugir ao costume da semana santa, uma batata recheada é uma ótima receita, além de ser super simples de fazer.

Bacalhau com Tomate, Cereja e Azeitona: para quem deseja fazer um prato mais sofisticado e diferente, mas fácil ao mesmo tempo, esse é o prato perfeito. Misturando o doce e o salgado, esse prato agrada a todos. Impressione sua família e seus convidados e deixe-os querendo mais.

Pavê de Bacalhau: é um delicioso pavê salgado que pode ser servido para muitas pessoas e que leva a mistura de diferentes ingredientes como batata palha, tomate e milho verde. Aprenda esse maravilhoso prato.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook