Atualizado em: 21 fevereiro 2011

Aprenda a comer com Hashi

Uma das culinárias mais apreciadas em todo o planeta é a comida japonesa. A culinária japonesa e oriental como um todo chama atenção, principalmente, na cultura ocidental. Aqui no Brasil, nos últimos anos vimos uma explosão de temakerias e restaurante de comidas japonesas.

publicidade:

Porém, além de saborossísimas, para desfrutar dessas delícias é fundamental saber como usar os Hashi. Os Hashi são os famosos “pauzinhos” utilizados como talheres na maioria dos países do Oriente como como a China, o Japão, o Vietnã e a Coréia.

Os pauzinhos, geralmente, são feitos de madeira com algumas variantes feitas em bambu, marfim ou metal – já existem modelos mais “novos” que são de plástico. De fato, usar os Hashis não é tão simples e pode parecer meio estranho no início – uma vez que ao invés de utilizar as duas mãos (como no ocidente), utilizamos apenas uma para os dois “talhares”.

A forma certa de segurar o Hashi é com a mão direita, entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador, e serve para apanhar pedaços de comida ou empurrá-los diretamente da tigela para a boca.

No início, é aconselhável que se segure o Hashi no meio para se ter um maior controle e se pegar a prática. Com o tempo e prática, você o segurará na parte de cima para que possa ter um alcance maior.

É importante também ficar atento para que as pontas dos Hashi fiquem alinhadas, caso contrário será muito complicado o manuseio do alimento. Para alinhar as pontas, basta encosta-las no fundo do prato. Abaixo, confira como usar o Hashi em 4 passos!

1 –  Ponha um hashi entre a palma da mão e a base do polegar, usando o quarto dedo o anelar para apoiar a parte inferior do mesmo. Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima. Este deve ficar estável.

2 – Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro hashi como uma caneta. Tenha a certeza que as pontas dos dois hashis estão alinhadas.

3 – Alavanque o hashi de cima em direção ao de baixo. Com este movimento, pode-se pegar comida em quantidade surpreendente.

4 – Com prática suficiente, os dois hashis funcionam como uma pinça.

Bom apetit!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook