Atualizado em: 5 julho 2010

Jabulani Significado

Nesta época de Copa do Mundo, que está rolando na África do Sul, conseguimos descobrir mais sobre a cultura deste país.

publicidade:

Uma coisa muito legal e que anda sendo falada por ai é a palavra “Jabulani”, que é o nome dado a bola usada nos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2010.

Ela foi produzida pela Adidas e apresentada em 4 de dezembro de 2009, no sorteio dos grupos do torneio.

Possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul.

O nome da bola significa “Celebrar”, em isizulu. Jabulani é uma palavra da língua Bantu isizulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul.

A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores onde o branco predomina.

Essas cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.

O lançamento oficial da bola aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, antes do sorteio dos grupos da Copa. Outras regiões do mundo também receberam o lançamento. No Brasil, a festa ocorreu no estádio do Pacaembu.

Existe ainda uma versão especial da Jabulani, denominada Jo’bulani, foi anunciada pela Adidas e será usada na grande final da Copa.

O nome da bola foi inspirado na cidade de Johanesburgo, que sediará a final, e muitas vezes é apelidada de Jo’burg.

Esta é a segunda bola produzida exclusivamente para uma final, a outra foi a Adidas Teamgeist, para a Copa do Mundo de 2006.

A famosa bola já foi usada no Mundial de Clubes da FIFA de 2009, realizado nos Emirados Árabes Unidos.

Uma versão especial da bola, chamada Adidas Jabulani Angola, foi à bola oficial da Copa das Nações Africanas de 2010.

Esta versão tem uma coloração diferente da que está sendo utilizada durante a Copa do Mundo, e representa as cores da África do Sul, sede do torneio.

Antes da Copa, a bola também foi usada em diversos campeonatos europeus, como na Bundesliga 2009-10.

Porém a famosa bola, já foi muito criticada durante a Copa pelos jogadores, como por exemplo, a seleção brasileira. Júlio César, Felipe Melo, Luís Fabiano, Júlio Baptista e Robinho qualificaram a bola da Copa como “muito ruim”. Júlio César chegou a classificá-la como “bola de mercado”.

O goleiro chileno Claudio Bravo, por sua vez, comparou a mesma a uma bola de vôlei de praia. E o técnico da seleção inglesa, Fabio Capello, afirmou que a bola era a pior que já viu em toda a sua vida.

A Adida, no meio de tantas reclamações, rebateu as críticas alegando que a bola foi feita após muitos anos de estudo e aprimoramentos tecnológicos.

Sendo assim, descartando a criação de uma nova bola para o torneio. Muitos analistas também classificaram as críticas como sem fundamento, e desconfiam que estas podem ter surgido da rivalidade econômica entre empresas de material esportivo, já que muitos dos jogadores que criticaram a bola são patrocinados pela maior rival da Adidas, a estadunidense Nike.

Apesar de tudo isso, a Jabulani está sendo usada na Copa e ajudando muitos jogadores a fazerem gols decisivos.

Viva a Jabulani!

Abaixo segue um vídeo muito legal, de como uma Jabulani é feita!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook