Atualizado em: 17 maio 2010

Historia do futebol Mundial

É um pouco incerta esta história, mas conta-se que história  moderna do futebol tem cerca de 150 anos. Bem, o futebol, esse jogo pra lá de popular, foi criado em  1863, na Inglaterra.

publicidade:

O órgão que regula a Federação Internacional de Futebol  Associado (FIFA) e a sua principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e te mais popualridade e público do que os Jogos Olímpicos.

No século XIX, foram organizadas as primeiras  regras e formas de jogo do futebol em um único desporto. A primeira tentativa foi em 1848, quando John Charles Thring convidou membros de outras escolas para regulamentar um código de regras, que foi chamado de Código Cambridge.

As regras iniciais eram bem parecidas com as do  futebol atual. Um destas regras semelhantes é o limite das mãos para tocar a bola, passando a responsabilidade de mover a mesma aos pés.  Também foi criada uma regra de impedimento muito parecida com a atual.

Bom salientar que a FIFA foi criada em 1904 e seus primeiros associados foram: Bélgica, Espanha, Dinamarca, França, Países Baixos, Suécia e Suíça.

Parece contraditório, mas justamente a Inglaterra, criadora das primeiras regras do futebol, se opôs à criação desse órgão

Mas, a FIFA crescia e por causa crescimento do futebol,  o órgão anunciou a primeira competição internacional de seleções. Isso foi em 1906. Nesse período, o futebol já havia sido apresentado ao mundo por meio de uma série de partidas de exibição durante os Jogos Olímpicos de 1900, 1904, 1906.

A primeira a vencer esta competição, levando a medalha de ouro, foi a Inglaterra.

As regras

Um time só pode jogar, no máximo, com  11 jogadores e no mínimo 7. Os jogadores podem ser substituídos outros, que são os reserva.  Um dos jogadores titulares deverá ser o goleiro, sendo permitido que o g oleiro e outro jogador da equipe troquem de posição durante o jogo, se for durante o intervalo e com o consentimento do árbitro.

O futebol possui dezenas de regras, todas válidas para todo o mundo. Embora as regras sejam bem  definidas,  há diferenças na aplicação das mesmas que devem-se a vários aspectos. Na Europa, os árbitros são pouco radiciais com as faltas e infrações, reduzindo desta maneira as advertências e expulsões. Já na América do Sul, as faltas são penalizadas com cartões com mais frequência.
Com diferentes modos de aplicar as regras, o que se sabe é que na Copa do Mundo, todos se tornam torcedores e que o evento é uma evolução de um antigo esporte que conquistou a todos!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook