Atualizado em: 5 setembro 2012

Cursos UESPI 2012/13 - Universidade Estadual do Piauí

Graças ao reformulação na Universidade do Piauí o Enem fará parte de seus Vestibulares a partir do ano de 2013, uma noticia que vai agrada muito a população.
Você Sabia?
Que no Piauí, há vestígios da presença do homem americano que datam em até 50 000 anos atrás. Estes estão presentes no Parque Nacional da Serra da Capivara, na Serra das Confusões e em Sete Cidades. O Parque Nacional da Serra da Capivara é, sem dúvida, o mais importante. Lá, foram encontrados a cerâmica mais velha das Américas.

O Vestibular 2013 da Universidade Estadual do Piauí terá inclusão do Enem

Com uma reformulação de vários anos, a Universidade Estadual do Piauí, enfim adotou a prática de incluir as médias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nos seus vestibulares.

A Universidade não dava essa opção em nenhum dos seus Campus, no Piauí, e após um longo período de análise, foi colocado em votação que o processo seletivo da UESPI seria total de acordo com as notas do Enem.

publicidade:

Votação a Favor

O processo de votação aconteceu no mês de Junho, e passou na íntegra as novas diretrizes para os postulantes as vagas na Universidade, nos seus variados cursos. Para participar da seleção, é necessário a inscrição no Enem, e apostar as fichas na prova, para depois se inscrever no filtro interno da Universidade, que é conhecido como SiSU (Sistema de Seleção Unificada), em Janeiro de 2013.

A adesão do processo, foi quase que total do Conselho Universitário, que contou com professores, servidores e alunos da UESPI, e teve apenas um revés no Campus Floriano, que foi contra a decisão.

Novo Método

A escolha dos Universitários, gerou algumas críticas, já que muitas pessoas alegaram que o Ensino Médio não faz a preparação correta para a prova do Enem, que apresenta conteúdos mais complexos. Apesar de algumas oposições feitas, todas as instituições de ensino superior do Piauí, aderiram o tal método.

Apesar da decisão de utilizar o Enem como a prova principal ter sido concedida há quase três meses, ainda não se tem uma posição oficial de qual percentual as bolsas vão ter. A Universidade ficou de passar essa informação, mas até o momento não passaram.

Vagas disponíveis

Enquanto isso, o que resta para os possíveis universitários, é estudar o máximo possível para buscar uma, entre as 4.000 vagas disponibilizadas entre os 18 Campus na capital do Terezina, e nos outros 15 do interior do Estado.

O curso mais procurado pelos estudantes, é Medicina, que tem média de 52,62 candidatos para uma vaga; seguido de Direito e Odontologia.A UESPI ainda disponibiliza por conta da Lei, 10% de vagas para alunos de escola pública, e 10% como cota para alunos negros.

Mais informações acesse o site www.uespi.br

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook