Atualizado em: 7 outubro 2008

FIES – Financiamento Estudantil – Veja como participar

O Programa de Financiamento Estudantil é destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

publicidade:

A partir de 2005, o FIES passou a conceder financiamento também aos bolsistas parciais, beneficiados com bolsa de 50%, do PROUNI – Programa Universidade para Todos.

Aos estudantes selecionados pelo PROUNI – Programa Universidade para Todos para recebimento da bolsa parcial de 50%, regularmente matriculados em cursos de graduação. O FIES pode ser utilizado por estes estudantes para pagamento de 25% do valor da mensalidade.

Atualmente, a ordem de prioridade para concessão do FIES é a seguinte:

* Bolsistas parciais de 50% do ProUni Programa Universidade para Todos, seja de bolsas oferecidas obrigatoriamente como adicionalmente.
* Estudantes beneficiários de bolsas complementares matriculados em cursos considerados prioritários.
* Estudantes beneficiários de bolsas complementares matriculados nos demais cursos.
* Estudantes matriculados em instituições de educação superior que tenham aderido ao ProUni.

O FIES é um dos programas do Governo que apresenta o maior padrão tecnológico. Praticamente todas as operações do processo seletivo, iniciando-se pela adesão das instituições de ensino, passando pela inscrição dos estudantes e divulgação dos resultados e entrevistas são realizadas pela Internet.

Como participar

A única forma de ingresso no Programa é mediante participação em Processo Seletivo de candidatos ao financiamento, de modo a garantir a democratização do acesso ao FIES e, conseqüentemente, ao ensino superior.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook