Atualizado em: 24 outubro 2012

Cursos de Tecnologia (Tecnólogo) IFF – Instituto Federal Fluminense

O IF Fluminense é um dos 38 institutos criados em 2008 pelo Governo Federal, com objetivo de gerar mais empregos e assim abaixar o índice de pessoas desempregadas no Estado do Rio de Janeiro.
Você Sabia?
Que a história da tecnologia é quase tão antiga quanto a história da humanidade, e se segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e de proteção. A história da tecnologia tem, consequentemente, embutida a cronologia do uso dos recursos naturais, porque, para serem criadas, todas as ferramentas necessitaram, antes de qualquer coisa, do uso de um recurso natural adequado.

Instituto abrange cursos em diversas áreas

Com uma boa grade curricular, o Instituto Federal Fluminense abrange uma variedade de cursos nas modalidades de tecnologia. A Universidade abre opções nos seus diversos campus espalhados pelo Rio de Janeiro. Vamos conhecer algumas das graduações de tecnologia, e os locais, onde cada um está situado:

Campus Centro

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Com duração de três anos, a graduação gabarita o universitário a desempenhar funções como: Levantar as necessidades de informatização em nos variados ramos de negócio, contemplando as especificidades dos setores envolvidos;
projetar ou selecionar a solução informatizada adequada ao problema, aplicando a metodologia e os princípios de projeto de software; desenvolver sistemas de informação, codificando as soluções de forma organizada e legível; entre outras atividades.

publicidade:

Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações: Com duração de três anos, a graduação gabarita o universitário a desempenhar funções como: Manter e operar sistemas de comutação, sistemas de transmissão e radiodifusão, redes de acesso e telemática; produzir através da pesquisa cientifica, conhecimentos e tecnologias com as exigências sociais da atualidade; atuar na manutenção contínua dos sistemas de telecomunicações de forma a possibilitar sua adequação às necessidades; entre outras atividades.

Tecnologia em Sistemas Elétricos: Com duração de três anos, a graduação gabarita o universitário a desempenhar funções como: Montar, instalar e operar equipamentos automatizados ou não de geração, distribuição transmissão e medição de energia elétrica; desenvolver sistemas digitais e controles programáveis; desenvolver, instalar e operar sistemas de controle de máquinas girantes e sistemas de comando e controles eletro/eletrônicos de potência; conhecer processos automatizados industriais; planejar projetos de automação envolvendo estimativas de prazo, custo e benefício; implementar e testar sistemas de automação; definir as tecnologias de automação mais adequadas para apoiar o funcionamento das diversas realidades de mercado; atividades que compreendem as áreas de sistemas elétricos e manutenção industrial.

Campus Macaé

Completando com algumas opções de graduações em tecnologia, o Campus Macaé, apresenta o curso em Petróleo e Gás, que disponibiliza a matriz curricular e funções específicas, apenas para os cadastrados na Universidade.

Mais informações acesse o site do Instituto Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook