Atualizado em: 15 setembro 2011

Windows 8 para tablets não terá Flash

Após ter sido chutada para escanteio pela Apple, agora é a vez da Microsoft informar que Windows 8 não terá suporte para o Flash no Internet Explorer para tablets.

Windows 8 para tablets não terá Flash

Você deve se lembrar da cruzada contra o Flash que Apple começou quanto tornou seu sistema operacional iOS incompatível com a plataforma da Adobe, agravada pela carta publicada por Steve Jobs esculhanbando a ferramenta. A Adobe por sua vez, não economizou nas suas respostas. E agora, depois que o mundo tomou conhecimento dos detalhes do Windows 8 na conferência Build, ficamos sabendo que a Microsoft não oferecerá suporte para o Flash nas versões do Internet Explorer 10 para tablets.

publicidade:

Segundo a Microsoft, o Flash “não oferece uma boa experiência com a web usando a interface de Metro e o moderno HTML 5”. Mas os fãs da plataforma não devem se alarmar. O Flash continuará a existir sem problemas no Internet Explorer 10 para notebooks e desktops. Da mesma forma que já fez a Apple, a Microsoft tem como objetivo “otimizar a vida útil da bateria, assim como a segurança, confiabilidade e privacidade para os usuários”.

Não há dúvida que é uma má notícia para o Adobe, que agora vê o Flash restrito a um dos três sistemas operacionais móveis com mais participação de mercado. Mesmo assim, a própria Adobe já está fazendo esforços para evoluir, adaptando o Flash para que possa rodar no iOS, e com o lançamento da “Edge”, uma ferramenta para criar animações e conteúdo interativo, usando o HTML5 padrão.

O Flash, lentamente perde terreno em novas plataformas, como telefones inteligentes e tablets. Seu uso dependerá da evolução desta plataforma, embora pareça que ela vá continuar existindo nos desktops.

Para mim, que desenvolvo esporadicamente algum recurso para a Web, o Flash é uma ferramenta complicada que produz animações pesadas e, que do pondo de vista da capacidade de ser otimizada para aparecer nas primeiras posições dos buscadores, é simplesmente sofrível.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook