Atualizado em: 11 fevereiro 2011

webOS, um novo sistema operacional para PCs

webos-pc

Ontem, uma notícia se espalhou pela rede como um incêndio. O webOS, sistema operacional da HP, baseado no kernel do Linux, poderia vir a ter uma versão para PCs. Ou seja, além de estar presente no mundo da mobilidade, passaria a se tornar um sistema operacional para PC. Pouco mais se sabe sobre ele além do que informou a HP em uma apresentação há poucos dias onde não foram dados maiores detalhes.

Se ao que foi falado, somarmos a imagem de um PC, um laptop e uma impressora (que é foi projetada na apresentação), está claro que a HP tem um foco na utilização do webOS em desktops e dispositivos de escritório. E, de fato, isso é algo que não surpreende, uma vez que os movimentos que a HP tem vindo a fazer recentemente sugeriam que algo estava em movimento: a aquisição em 2010 do webOS da Palm, contrato de suporte quebrado com Microsoft MediaSmart em seus servidores e ter movido a equipe de desenvolvimento do Windows Home Server para a divisão webOS.

Mas então, depois de muito movimento, uma pergunta: é uma realidade no curto e médio prazo ou uma piada da HP? A verdade é que é uma pergunta difícil de responder porque não temos informações suficientes para falar muito mais a respeito.

Desde a introdução do Chrome, ficamos algum tempo sem ver notícias sobre qualquer sistema operacional que poderia interromper o domínio atual dos computadores de mesa e laptops.

Depois da apresentação Chrome OS no Cr-48 , pouco foi divulgado sobre este sistema, seus usos e suas possibilidades.

Imagine, por um momento que a HP decidiu lançar finalmente webOS em seus produtos, por exemplo, em seus laptops ou desktops, tanto doméstico e profissional. Será que o mercado receptivo? O que o público espera de um novo sistema operacional?  Vamos esperar para ver.

Via NeoWin


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook