Atualizado em: 15 março 2011

Trackpad com multi gestos no Ubuntu

Acho que os leitores dos meus artigos já sabem que não gosto de Linux e Mac. Talvez pelo Mac lembrar Linux e este lembrar o Mac. Círculos viciosos do Unix à parte, vou trazer uma dica sobre como configurar o trackpad do seu notebook para aceitar multi gestos no Ubuntu.

Um usuário do Ubuntu chamado José Expósito, criou um aplicativo que permite usar gestos de toque para lidar com o gerenciador de janelas chamado Touchegg. A façanha foi possível através da biblioteca Utouch.

publicidade:

Esta aplicação nos permite redimensionar as janelas, mostrar área de trabalho, deslocar-se, fechar janelas ou emular as funções do mouse, tudo com gestos no trackpad . Esta versão tem uma interface gráfica, o que tona muito fácil configurar todos os gestos.

Para que o Touchegg funcione com seu trackpad, você deve encontrar o arquivo no / usr/share/X11/xorg.conf.d/nn-idTrackpad.conf ( nn são dois números e o idenfitifador do seu trackpad), e copie seu conteúdo para / etc/X11/xorg.conf alterando o driver para evdev .

O vídeo em anexo ensina como fazer o procedimento sem sustos. O pacote está disponível como DEB para Ubuntu 10,10 , 32 e 64 bits.

Agradecimentos ao José Expósito pelo seu trabalho.

Capturar

Site oficial: Touchegg
Download: Touchegg

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook