Atualizado em: 23 junho 2010

Sarg Download


Sarg tem um papel bem definido:  forneceretodos os  logins feitos pelo Squid 3 e expô-lo em relatório do que foi acessado por qualquer usuário, dispondo de uma lista da hora que foi acessado, tempo de duração do acesso e também os sites que foram bloqueados.

O QUE É?

O Sarg nada mais é do que um interpretador de logs para o Squid. Quando executado, ele cria um conjunto de páginas, a cada dia, com uma lista de todas as máquinas que foram acessadas, mostando os usuários que utilizaram a rede.

publicidade:

UTILIDADE

Com estas informações, é possível se acompanhar os portais que estão sendo acessados, para que, em caso de abuso, as providências sejam tomadas.

O Sarg é mais eficaz que o filtro, pois os filtros nunca são 100% eficazes por bloquearam as que não devem e deixar passar as de conteúdo impróprio.

O produto da atuação do Sarg são os relatórios, mostrando os sites acessados pelo host e sempre entre os dados fornecidos estão a quantidade de banda usada pelo usuário e o tempo que ele ficou em cada página:

O Sarg já vem incluso em boa parte das distribuições atuais, quando já não vem instalado por padrão junto com o Squid.
Ele também pode ser instalado com um: “apt-get install sarg” ou em um “urpmi sarg”.

Depois de instalado, basta chamar o comando como root  para que os relatórios sejam geradas automaticamente a partir do log do squid.

PARA USAR

O Sarg não fica residente basta acioná-lo quando se for usar para atualizar os relatórios, se você quiser automatizar esta tarefa, pode usar o cron para que ele seja executado automaticamente todos os dias ou uma vez por hora por exemplo.

E quando elaborado os relatórios, eles vão para a pasta /var/www/squid-reports/ (no Debian) ou /var/www/html/squid/ (no Mandrake).
O que por suz vez pode ser alterado no arquivo de configuração do Sarg, que é o /etc/sarg/sarg.conf (no Mandrake) ou /etc/squid/sarg.conf (no Debian).

Bom salientar que arquivo é explicativo, podendo nele mudar os diretórios padrão, mudar o layout da página de relatórios e mudar recursos como o envio de uma cópia do relatório por e-mail sempre que o sarg for executado.

Baixe aqui o Sarg aqui.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook