Atualizado em: 9 maio 2011

Saiba tudo sobre o padrão SuperSpeed USB 3.0

Superspeed_USBNo mercado mundial, já existe uma boa oferta de dispositivos que se conectam usando o novo padrão SuperSpeed USB 3.0, como vários disco rígido externos.

Algumas pessoas ainda não tem idéia das mudanças introduzidas nesta nova versão do formato USB em relação a versão 2.0 que estamos usando a bastante tempo, portanto vamos rever alguns conceitos importantes.

publicidade:

O USB 3.0 é chamado agora, e com razão, de SuperSpeed USB e representa a próxima geração de conectividade entre computadores e periféricos, para citar alguns exemplos: o mouse, impressoras, câmeras e filmadoras digitais, mp3 e mp4, equipamentos e outros dispositivos que estão atualmente usando o padrão USB 2.0, que já não é mais rápido o suficiente.

A melhor coisa é que o USB 3.0 é compatível com os formatos anteriores, o que significa que continuará a ser possível ligar os milhões de dispositivos existentes que usam USB 2.0.

Em relação à melhoria na velocidade de transferência, o padrão USB 3.0 permite a transmissão de dados 10 vezes mais rápido do que USB 2.0, ou seja, pode atingir picos de transferência de 5 GB/s. Estamos falando de transferir 25 GB em cerca de 70 segundos contra os 14 minutos que o USB 2.0 levaria e incríveis 9 horas que levaria no padrão USB 1.1.

Carregar baterias ficou mais rápido. O padrão SuperSpeed USB 3.0 tem uma significativa eficiência energética. A versão anterior fornecia apenas 500mA para qualquer dispositivo conectado a uma porta USB, já o novo padrão fornece 900mA, o que fará com que as baterias de celulares, iPods, MP3s e outros dispositivos carreguem mais rápido.

Outra diferença substancial com USB 2.0 é que o novo USB 3.0 pode ler e gravar dados simultaneamente, porque ele tem 4 novas ligações, duas para enviar dados e duas para receber, no conector. O novo total será de 8 conexões USB (a versão 2.0 somente traz quatro).

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook