Atualizado em: 15 julho 2011

O Windows XP chega ao fim em 2012

Microsoft encerrará por completo o suporte ao Windows XP em 8 de abril de 2014. Não será mais possível fazer atualizações pelo Windows Update.

O Windows XP chega ao fim em 2012Um dos sistemas operacionais da Microsoft mais bem sucedidos nos últimos anos, o Windows XP, está com os dias contados. A empresa decidiu retirar este sistema operacional do mercado e já começou a contagem regressiva. Dentro de mil dias, o Windows XP será história.

Conforme informado por um membro da empresa, Stephen L. Rose no site oficial Windows Team Blog, a Microsoft tomou esta medida apesar do sucesso que trouxe esta versão do sistema operacional Windows, principalmente porque existe uma versão melhor que o Windows XP e torna-se necessário “seguir adiante”. Portanto, em 8 de abril de 2014, os patches de segurança e revisões de todas as versões do Windows XP não estarão mais disponíveis.

publicidade:

Rose diz que a partir desta data, computadores com Windows XP  vão estar vulneráveis à ameaças de segurança. Será impossível fazer as costumeiras atualizações através do Windows Update, seja de forma manual ou automática.

Além disso, muitos fornecedores de software de terceiros não têm planos de estender o suporte para seus softwares que rodam sob a plataforma Windows XP, o que aumenta os riscos de segurança e, finalmente, os custos de gerenciar os departamentos de TI das empresas que ainda usarem o Windows XP, diz Rose.

No entanto, a Microsoft ressalta que a parte positiva de tudo isso é a alternativa que já existe, o Windows 7.”A antecipação dessa mudança é mais fácil do que nunca com o grande número de ferramentas para ajudá-lo a cada passo do caminho. Na verdade, algumas das principais empresas do mundo mudaram para o Windows 7″, diz Rose no blog oficial.

De acordo com um relatório da empresa Gartner, mais de 50 por cento das organizações que não iniciarem a implantação do Windows 7 até o início de 2012, não vão completar a sua implantação, antes do término do suporte ao Windows XP e isso vai incorrer em custos mais elevados de suporte.

É o golpe de misericórdia no Windows XP, mas sabemos que ainda haverá uma ou outra empresa que insistirá em seu uso, mesmo como todos os riscos e com a alternativa do Windows 7 disponível.

Fonte: Windows Team Blog

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook