Atualizado em: 10 dezembro 2010

O primeiro computador do mundo

Criado em Fevereiro de 1946, o primeiro computador do mundo é lembrado até hoje, afinal e é um dos aparelhos mais utilizados no mundo todo. E quando pensamos no primeiro deles, pensamos em como foi possível alguém criar algo tão inteligente.

publicidade:

Os dois inventores do computador foram os cientistas norte americanosJohn W. Mauchly e John Presper Eckert é o ENIAC, ou seja, Electrical Numerical Integrator and Calculator. Seus criadores pertenciam a Eletronic Control Company, e iniciaram o projeto em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, para auxiliar o exército a realizar cálculos de balística. Imaginem, o ENIAC pesava cerca de 30 toneladas e ocupava 180m2 de área.

Hoje se comparando aos computadores atuais, o poder de precessamento do ENIAC seria menor do que o de uma simples calculadora de bolso. Mas, para aquela época, já era algo surpreendente.

Dentre os fabricantes do mesmo eles tinham em sua equipe apenas 6 mulheres, onde elas assumiram a função de “computers”, operavam as 6.000 chaves do ENIAC manualmente, reprogramando várias outras chaves a cada novo cálculo. A tarefa exigia tanta paciência que os homens se negavam a exerce-la e apesar de ter recebido inúmeros elegios da comunidade científica durante anos elas foram malvistas pela sociedade e pelos próprios colegas de trabalho.

Veja algumas imagens do primeiro computador do mundo:

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook