Atualizado em: 18 novembro 2010

Notebook: Bateria conectada mas sem carregar

Atualmente, a grande coqueluxe da tecnologia para os brasileiros é ter o seu computador móvel. Em outras palavras, o notebook. De fato, ter um notebook facilita e muito o nosso dia-a-dia – quem possue um sabe o quanto ficam mais práticas as tarefas diárias.

publicidade:

Porém, justamente pelo fato de ser um computador portátil, é que devemos ter mais cuidados e ficar ligados no seu manuseio. Quem possui um notebook com o tempo acaba relaxando com os cuidados e mais tarde os mesmos podem acabar danificados.

Por ser móvel, o notebook tem uma bateria que proporciona ao mesmo uma autonomia de energia por algumas horas (tal autonomia depende do modelo do aparelho). Porém, pode ser que muitas sua bateria deixe de carregar quando está conectada com a energia. Quando isso acontece, geralmente é por dois problemas:

1 – O tempo de vida útil da sua bateria já foi. Como a maioria das coisas eletrônicas, todas tem um tempo de utilização, depois disso já era.

2 – O seu aparelho está com algum defeito. Procure a assistência técnica ou a empresa para efetuar a troca.

Em ambos os casos, é fundamental contactar a empresa fabricante e buscar resolver o problema.

Abaixo, confira algumas dicas de como cuidar corretamente do seu notebook.

CUIDADOS BÁSICOS COM O SEU NOTEBOOK

1 – Condicionamento da bateria.

Este é um ponto crucial que quase ninguém presta atenção.

Primeiramente, o óbvio: Quando os fabricantes colocam aquelas pequeninas etiquetas dizendo: “ATTENTION: Charge battery for X hours before using” (“ATENÇÃO: Recarregue a bateria por X horas antes de usar”), eles não estão brincando. Utilizando o notebook com carga insuficiente, além de proporcionar pouco tempo de uso efetivo, pode diminuir a vida útil da bateria.

As baterias do tipo NiCad (pouco usadas atualmente) e NiMH, sofrem este condicionamento, já as baterias do tipo Li-ion (mais modernas) estão, teóricamente, livres deste mal.

Como proceder corretamente no condicionamento de uma bateria nova:

Ao carregar pela primeira vez a bateria, carregue-a por completo

Use-a até o final de sua carga e repita o processo quando precisar recarregar

2 – Evite tocar a tela LCD

Muitos se esquecem que a tela do notebook não é coberta por uma dura e grossa camada de vidro como os monitores convencionais. Quando você toca a tela, na verdade está em contato com uma leve, sutil membrana que se pressionada pode danificar os pixels (menor unidade de resolução do monitor) atrás dela.

Procure, também tomar cuidado com produtos de limpeza na tela do seu notebook, eles podem sombrear e descolorir parte da tela.

Quando se torna inevitável uma limpeza, passe levemente uma flanela ou um pano macio seco, tirando somente o excesso de pó, logo após passe bem suavemente um pano macio umidecido para tirar possíveis impressões digitais e outras marcas no LCD.

Pessoalmente recomendo utilizar pedaços fartos de algodão.

3 – Telas touchscreen

Para os notes que possuem telas touchscreen, é bom lembrar que, o fato de que a tela de seu computador é configurada para aceitar o toque manual, não quer dizer que ela é resistente a sujeiras, riscos e outros danos.

Na verdade é mais provável que ela sofra algumas danificações e deve ser limpa com mais freqüência.

Não se esqueça de que é sempre necessário estar com as mãos bem higienizadas antes de utilizar este tipo de tela.

4 – Proteção de Tela

Você também deve dar à sua tela algum descanso. Monitores LCD, ao contrário dos desktop convencionais (tubo), não sofrem a perda de dot pitch ou o gasto de fósforo contido nos monitores, e por isso não precisam de proteção de tela ou tela de descanso.

Mas na verdade, uma proteção de tela pode “acordar” hard disk drives e processadores do modo suspenso. Eles, também, poupam ocupação do sistema e energia das baterias.

Deixando seu notebook em modo de espera ou na tela de descanso quando não estiver usando, você aumenta a vida útil do seu portátil e também da tela, um dos componentes mais caros para reposição.

5 – Teclados

Os teclados também precisam de cuidados especiais e freqüentes se você quer prevenir teclas travadas e sem respostas/morta. Para se livrar do pó e sujeira que caem entre as teclas, um pequeno aspirador feito para computadores pode ajudar. Infelizmente, este tipo de aparelho além de caro, não são fortes o bastante sugar pequenas partículas de sujeira.

Neste caso você pode usar um clipe de papéis comum, sempre com o cuidado em não afundar mais essas partículas para baixo do teclado. Apesar de alguns notebooks possuírem os teclados selados, outros têm muitas partes sensíveis que não devem ser danificadas.

6 – Trackballs, touchpads, pointing sticks

Como qualquer mouse convencional, os referentes ao notebook (trackballs, touchpads, pointing sticks), também acumulam sujeira e merecem uma limpeza regularmente. No caso das trackballs, fique de olho ao redor delas, pois os cantos em volta da esfera acumulam muita poeira e sujeira. O mesmo acontece com os pointing sticks (aquela bolinha de borracha no meio do teclado), para realizar uma limpeza eficaz use um aspirador próprio para computadores ou ar comprimido, caso não os tenha, você pode recorrer ao velho clipe de papéis mas com muito cuidado ao utiliza-lo.

Já para a limpeza dos mouses tipo touchpads, recomenda-se a mesma forma de limpeza dos monitores LCD, já discutida nestas dicas.

7 – HDs

Os discos rígidos são os componentes mais delicados em qualquer computador portátil. Estudos recentes mostram que “crashes” (falhas) no disco rígido são as causas mais comuns em se tratando de defeitos em notebooks. Para evitar problemas, utilize regularmente um programa de manutenção de hard disk. Rode uma aplicação de reparo pelo menos uma vez por mês ou mais e remova qualquer arquivo supérfluo, podendo utilizar os defragmentadores de disco rígido.

Evite ao máximo mover seu notebook de lugar enquanto o disco rígido estiver trabalhando e sempre desligue o notebook apropriadamente.

8 – Fonte

Nunca troque adaptadores AC e recarregadores de baterias entre qualquer computador portátil. Mesmo se eles possuírem o conector igual e a mesma saída em número de volts. O suprimento errado de energia ao adaptador de AC pode “tostar”sua bateria e “fritar”seu computador portátil. Na hora de comprar um adaptador, certifique-se de que ele produz a mesma carga de amperes tal como a mesma carga de volts.

Poucos amperes e o adaptador começa a fumegar tentando suprir a energia do seu notebook, muitos amperes e o suprimento de energia de seu computador pode ser danificado, fique atento.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook