Atualizado em: 31 agosto 2010

Mouse Optico Laser

Apesar de singelo, um dos principais componentes do computador é o mouse. Existem pessoas que mesmo com o advento de notebooks e netbooks não conseguem utilizar o cursor dos mesmos e vai atrás de um mouse portátil para ligar em sua máquina.

publicidade:

Hoje, temos no mercado dois tipos de mouse. O mouse óptico e mouse a laser.

Em ambos os casos, é utilizado o mesmo principio básico. Os dois modelos fazem uma leitura da superfície onde estão sendo utilizados e, em linhas gerais, tiram “fotos” da superfície. Com base nisso, calculam o movimento na diferença de uma imagem e outra

Se os mesmos tem o seu funcionamento basicamente através de “imagens”, pode-se dizer que para ter essa captação de imagens é fundamental que exista luz. Se ambos os modelos não tivessem essa luz, seria impossível perceber as mudanças de forma correta.

Mas você sabe qual a diferença entre eles?

O mouse óptico utiliza a tecnologia LED para iluminar a superfície. Já o laser, como diz o próprio nome, utiliza um laser infravermelho. A utilização desse laser infravermelho proporciona uma resolução maior nas imagens capturadas pelo mouse – o que torna o mouse laser até 20 vezes mais sensível na leitura da superfície do que o mouse óptico comum.
JOGOS

Se você utiliza a sua máquina para jogos aqui vai uma dica.

Os mouses a laser são programados para diminuir a intensidade do laser quando não estão em uso – com isso economizam bateria (caso seja sem fio) e aumentar a vida útil do mouse. Porém, isso faze com que movimentos feitos após o mouse ficar parado não sejam detectados corretamente (frações de segundo) mas logo em seguida ele volta ao normal.

Mas quem joga sabe o quanto isso atrapalha. Para jogos, o óptico ainda é o mais recomendável. Fica a dica.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook