Atualizado em: 19 janeiro 2011

Localhost – O que é?

Muitas pessoas já se depararam com o termo localhost que é relacionado a endereçamento e configurações de rede. Hoje, vamos tentar resumir o assunto e explicar o significado disso.

publicidade:

Antes de tudo, vamos falar sobre endereço IP.

O endereço IP (Internet Protocol), genericamente é um endereço que indica o lugar onde se encontra um determinado equipamento, que normalmente são computadores.

Nas redes privadas cada computador tem um endereço IP que mostra o caminho certo para que a informação chegue até ele. Na internet acontece da mesmo maneira. Porém existem padrões e faixas de endereços diferentes para cada tipo.

Quando digitamos um endereço na barra do navegador o serviço DNS transforma o endereço que você escreveu (exemplo: www.sempretops.com) para um número IP assim, é possivel acessar o servidor onde está hospedado o site.

Existem classes especiais de endereçamento IP e um deles é o LOCALHOST que é bem simples. Quando se tem um servidor rodando na máquina como o apache, se digitarmos localhost o navegador irá redirecionar você para a pasta raiz do servidor. Ou seja, LOCALHOST significa o próprio computador onde um servidor está rodando e é muitas vezes usado para comunicação interna numa rede. O localhost simula a interação com uma máquina remota, porém sendo ela mesma, assim pode ser usado para testes na rede também.

Bem, Espero ter ajudado e que vocês tenham gostado. Até mais!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook