Atualizado em: 27 janeiro 2012

Lenovo lança primeiro notebook Windows com porta Thunderbolt

Um link através desta interface é composto por dois canais de 10 Gb, o que significa que é duas vezes mais rápido que o USB 3.0, como relatado no Apple Weblog.
ThinkPad Edge S430

ThinkPad Edge S430

O fabricante de computadores e notebooks Lenovo anunciou um novo portfólio de laptops de pequeno e médio porte. As características que mais chamam atenção no ThinkPad Edge S430, são a mais recente linha de processadores Intel Core e a porta Thunderbolt. Na verdade, este é o primeiro PC a ter esta interface.

No começo de 2011, a Apple lançou a Thunderbolt, uma tecnologia de entrada/saída (I/O) que desenvolveu junto com a Intel. Sua missão é ser uma interface que propicie a rápida transferência de arquivos entre o computador e dispositivos de armazenamento externos.

publicidade:

O laptop de 14 polegadas está equipado com um gravador de DVD (ou um segundo disco rígido de até 1 TB de armazenamento, que pode ser combinado com um drive de armazenamento de estado sólido), vídeo Intel integrado ou placa gráfica NVIDIA Optimus, som Dolby Home Theatre v4, portas USB 3.0 e tecnologia Intel Thunderbolt.

O ThinkPad Edge S430 também vem com software de gerenciamento remoto de economia de energia e implantação de atualizações chamada Lenovo Solution Center.

ThinkPad Edge S430 com porta Thunderbolt

ThinkPad Edge S430 com porta Thunderbolt

Trata-se de uma interface não mais rápida que qualquer outra que permita transferência de informação, mas que também conta com a possibilidade de transmitir vídeo em alta definição.

Um link através desta interface é composto por dois canais de 10 Gb, o que significa que é duas vezes mais rápido que o USB 3.0, como relatado no Apple Weblog.

A Apple foi a primeira a trazer um computador com Thunderbolt, que já está disponível no MacBook Air, MacBook Pro, iMac e Mac mini, porém o novo ThinkPad Edge S430 inaugura uma nova linha de produtos com esta tecnologia para a plataforma Windows.

Esperamos sua popularização, uma vez que a taxa de transferência de arquivos entre computadores e dispositivos externos ainda é um dos gargalos que dificultam a vida dos usuários.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook